Quatro pessoas precisaram ser levadas para hospitais, e outras foram atingidas e atendidas durante a procissão que reuniu dois milhões de pessoas no Círio de Nazaré. Círio de Nazaré 2023
Alex Ribeiro/Agência Pará
Na procissão do Círio de Nazaré, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Belém no domingo (8), quatro pessoas precisaram ser transferidas para hospitais depois de um princípio de tumulto. Pessoas chegaram a ser pisoteadas, segundo a Cruz Vermelha.
Em nota, a Cruz Vermelha disse que não houve queda de arquibancada, mas não informou onde ocorreu a situação.
Acidente durante a procissão do Círio se deve a uma palete com água que havia caído
“O problema relatado na subida da avenida Presidente Vargas onde um palete com água montado por populares caiu em cima dos fiéis durante a passagem da corda, o que gerou um princípio de tumulto levando a pisoteamento de algumas pessoas, que foram atendidas no posto da Cruz Vermelha, localizado na Caixa Econômica Federal”, diz a instituição.
Ainda segundo a nota, as vítimas foram atendidas e quatro foram levadas para hospitais. Todas passam bem.
Sobre o acidente, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) havia dito que o sistema de segurança pública não tinha recebido registro e acionamento sobre o caso.
O que é a corda do Círio
A corda do Círio é um dos principais símbolos da festividade católica. Os fiéis promesseiros vão puxando a corda que fica atrelada à berlinda de Nossa Senhora. No entanto, este ano, tanto na Trasladação, no sábado à noite, quanto na Grande Procissão de domingo, o elemento não conseguiu ficar por muito tempo, sendo cortado muito antes do previsto.
Ambas as procissões seguiram com a berlinda desatrelada e alguns fiéis seguiram apenas carregando as estações de ferro, que também eram amarradas à corda. Com o desatrelamento, os fiéis disputam pedaços da corda. Há registros de pessoas que levam facas, o que é extremamente perigoso já que há possibilidades de tumultos.
Círio de Nazaré 2023: Devotos levam aço da Estação 1 e sem corda atrelada
Juliana Bessa/g1
Círio de Nazaré 2023: Corda usada na procissão está no chão enquanto ocorre a missa na praça da Sé
Marcus Passos/g1
Durante a transmissão do Círio pela TV Liberal, foi possível ver o momento em que fiéis disputam pedaços da corda – veja:
Círio de Nazaré: Corda do Cìrio é cortada e fieis distribuem pedaços durante procissão
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Em Belém, procissão do Círio teve pessoas pisoteadas e princípio de tumulto, após queda de palete, diz Cruz Vermelha
Adicionar aos favoritos o Link permanente.