Seja para um encontro ou ocasião especial, sentir-se confiante inclui estar atento não apenas ao visual, mas também ao cheiro corporal. O que poucos sabem é que existem alguns alimentos que você não deve comer antes de um encontro amoroso, segundo o médico João Gabriel Braga.
Conheça os alimentos que você não deve comer antes de um encontro amoroso – Foto: Canva/ND
Conforme o especialista, certos alimentos podem interagir com o metabolismo e as glândulas sudoríparas, resultando em odores que, muitas vezes, persistem mesmo com o uso de desodorantes ou sabonetes especiais.
A relação entre dieta e cheiro corporal não é novidade: pesquisas publicadas no Journal of Chemical Senses indicam que compostos encontrados em alimentos específicos podem alterar o odor natural do corpo, tanto positiva quanto negativamente.
Alimentos que você não deve comer antes de um encontro
Vegetais crucíferos: embora nutritivos, vegetais como brócolis, repolho e couve-flor, são alimentos que você não deve comer, por conterem compostos sulfurados que, durante a digestão, são metabolizados em substâncias eliminadas pelo suor. Isso pode gerar odores pouco agradáveis, especialmente em situações de maior transpiração.
Carne vermelha: estudos da Oxford University Press, na Inglaterra, apontam que dietas ricas em carne vermelha podem estar associadas a um cheiro corporal mais intenso. Isso ocorre devido à lenta digestão desse alimento, que libera toxinas metabolizadas pelas glândulas sudoríparas. Curiosamente, dietas vegetarianas demonstraram produzir odores corporais considerados mais agradáveis em testes sensoriais.
Café e álcool: a cafeína presente no café estimula o sistema nervoso, aumentando a atividade das glândulas sudoríparas. O álcool, por outro lado, é metabolizado em compostos eliminados pelo suor e pela respiração, podendo deixar um rastro perceptível mesmo horas após o consumo.
Peixes: em casos raros, indivíduos com uma condição genética chamada trimetilaminúria têm dificuldade de metabolizar certos compostos presentes no peixe, o que pode resultar em um odor persistente similar ao cheiro de peixe.
Vegetais, carne, café, álcool e peixe estão na lista dos alimentos que você não deve comer, por transmitirem mau cheiro corporal – Foto: Canva/ND
Por que isso acontece?
O cheiro corporal é influenciado por fatores como genética, metabolismo e escolhas alimentares. Alimentos ricos em compostos sulfurados, aminoácidos específicos e gorduras podem interagir com bactérias presentes na pele, gerando odores distintos.
Além disso, a hidratação e a saúde intestinal também desempenham papéis importantes nesse processo.
Como minimizar os odores?
Priorize alimentos frescos, como frutas e vegetais que não contenham compostos sulfurados em excesso;
Aumente a ingestão de água para facilitar a eliminação de toxinas;
Reduza o consumo de carne vermelha e alimentos processados antes de eventos importantes.
Afinal, aquilo que você come pode influenciar mais do que sua energia ou saúde: pode também impactar sua confiança em ocasiões especiais. Portanto, pensar no cardápio com antecedência é uma maneira simples de garantir que você deixe uma boa impressão — em todos os sentidos.
Pensar no cardápio com antecedência é uma maneira simples de garantir que você deixe uma boa impressão, saiba quais alimentos que você não deve comer para evitar mau odor – Foto: Canva/ND