Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve no Vaticano nesta quarta-feira (18), fez o convite e entregou as lembranças da fé paraense ao pontífice. Governador Helder Barbalho convida Papa a visitar Belém antes da COP 30
No Vaticano, o governador do Pará, Helder Barbalho, foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (18). O religioso foi convidado a visitar o estado e recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com referências ao grafismo do arquipélago paraense do Marajó, além de um pedaço da corda do Círio 2023.
Na ocasião, o chefe do executivo estadual convidou o pontífice para vir à capital antes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém.
Momento em que papa Francisco é presenteado com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Agência Pará
O governador também entregou o Livro do Círio, publicação de 220 páginas que retrata as procissões, história, cultura, arte, gastronomia e eventos da festa católica que, este ano, reuniu cerca de 2 milhões de devotos nas ruas de Belém.
Dentro de uma caixa, a imagem de Nª Sª tem 25 cm de altura, 20 cm de largura e 12 cm de profundidade, é feita de argila líquida extraída da ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro, em Belém, e contém ainda barro terracota, encontrado no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense.
Helder com a imagem e o pedaço da corda entregues ao papa.
Agência Pará
Coberta por um manto que traz o grafismo de escorpião, presente na cultura marajoara, a produção de cerâmica traz inúmeras referências que esbanjam criatividade e inovação.
Discussão climática
“Pude falar ao papa sobre a COP, que será realizada em Belém em 2025 e também conversamos sobre a Amazônia. O papa tem demonstrado a sua preocupação e também no último dia quatro de outubro, quando a Santa Igreja aborda as urgências climáticas, e o Santo Padre tem sido um grande líder em defesa do desenvolvimento sustentável, da Amazônia, da floresta e de seus povos”, explicou Helder Barbalho.
No início de outubro, o papa Francisco redigiu a carta “Laudate Deum”, em que pede uma reposta à crise climática diante dos sinais das mudanças no clima cada vez mais evidentes.
Em 6 capítulos e 73 parágrafos, considerando a COP28 em Dubai, que ocorrerá em dois meses, o papa fez um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, em um dos “maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam”.
No documento, o pontífice ressaltou que os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis e pediu que autoridades ajam diante desse cenário.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Papa Francisco recebe imagem de Nª Sª de Nazaré e pedaço da corda do Círio e é convidado a visitar o Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.