Papa Francisco recebe imagem de Nª Sª de Nazaré e pedaço da corda do Círio e é convidado a visitar o Pará


Governador do Pará, Helder Barbalho, esteve no Vaticano nesta quarta-feira (18), fez o convite e entregou as lembranças da fé paraense ao pontífice. Governador Helder Barbalho convida Papa a visitar Belém antes da COP 30
No Vaticano, o governador do Pará, Helder Barbalho, foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (18). O religioso foi convidado a visitar o estado e recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com referências ao grafismo do arquipélago paraense do Marajó, além de um pedaço da corda do Círio 2023.
Na ocasião, o chefe do executivo estadual convidou o pontífice para vir à capital antes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém.
Momento em que papa Francisco é presenteado com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Agência Pará
O governador também entregou o Livro do Círio, publicação de 220 páginas que retrata as procissões, história, cultura, arte, gastronomia e eventos da festa católica que, este ano, reuniu cerca de 2 milhões de devotos nas ruas de Belém.
Dentro de uma caixa, a imagem de Nª Sª tem 25 cm de altura, 20 cm de largura e 12 cm de profundidade, é feita de argila líquida extraída da ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro, em Belém, e contém ainda barro terracota, encontrado no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense.
Helder com a imagem e o pedaço da corda entregues ao papa.
Agência Pará
Coberta por um manto que traz o grafismo de escorpião, presente na cultura marajoara, a produção de cerâmica traz inúmeras referências que esbanjam criatividade e inovação.
Discussão climática
“Pude falar ao papa sobre a COP, que será realizada em Belém em 2025 e também conversamos sobre a Amazônia. O papa tem demonstrado a sua preocupação e também no último dia quatro de outubro, quando a Santa Igreja aborda as urgências climáticas, e o Santo Padre tem sido um grande líder em defesa do desenvolvimento sustentável, da Amazônia, da floresta e de seus povos”, explicou Helder Barbalho.
No início de outubro, o papa Francisco redigiu a carta “Laudate Deum”, em que pede uma reposta à crise climática diante dos sinais das mudanças no clima cada vez mais evidentes.
Em 6 capítulos e 73 parágrafos, considerando a COP28 em Dubai, que ocorrerá em dois meses, o papa fez um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, em um dos “maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam”.
No documento, o pontífice ressaltou que os efeitos das alterações climáticas recaem sobre as pessoas mais vulneráveis e pediu que autoridades ajam diante desse cenário.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.