Poluição: Moradores denunciam queima de materiais à céu aberto que provoca fumaça e prejudica a saúde, em Belém

Denúncias afirmam que após a queima feita na calçada, materiais são vendidos para sucatarias. Prática é frequente, de acordo com moradores, denúncias já foram feitas a órgãos públicos, e até o momento, nada foi feito. Moradores da Travessa Quintino Bocaiúva denunciam queima de materiais a céu aberto
Registros feitos por moradores denunciam a fumaça forte causada pela queima de materiais que são levados para sucataria em troca de dinheiro no bairro da Cremação, em Belém. A equipe da TV Liberal flagrou a queima desses materiais à céu aberto, durante o dia, sem nenhum tipo de constrangimento ou fiscalização.
No momento da reportagem, uma viatura da Polícia Militar passou no local, mas as pessoas que faziam a queima, continuaram a prática.
No trecho que fica na Tv. Quintino Bocaiúva, entre Rua dos Apinajés e Padre Eutíquio, há um muro que aparentemente é atingido pela fumaça há algum tempo.
A dona de casa Marineide Brito tentou voltar a fazer caminhadas próximo ao local, mas agora, não sabe se vai continuar.
“Antes eu caminhava, mas é muita fumaça, muito lixo, não tem condições”.
O aposentado e morador da região, Sebastião Rodrigues, também alega que a prática ilegal de queima de materiais não tem hora para ocorrer.
“É de dia, de noite, [ele] põe na beira da calçada e tocam fogo. Só faz mal para a gente”, comenta.
O servidor público, Vinícius Moraes, informou que já fez diversas denúncias ao poder público municipal, mas até o momento, nada foi feito.
“Já fiz várias denúncias, denunciei para a Semma e uma pessoa lá disse que uma equipe viria fazer uma vistoria no local, isto em abril, e até agora, vamos chegar em novembro, e continuam queimando esses materiais”, reclama.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que enviará uma equipe para verificar a situação de descarte irregular no local e que notificará a empresa prestadora de serviço para regularizar a coleta de lixo. A Secretaria disponibiliza o zap-entulho para solicitações de de recolhimento de lixo (91) 98499-0059.
A Secretaria de Meio Ambiente de Belém e a Polícia Militar não deram reotorno à reportagem.
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.