Lançamento oficial será durante a programação gratuita do Festival Se Rasgum no Píer das 11 Janelas, no centro histórico da capital paraense. Casa das Onze Janelas Belém 11 Janelas
Ary Souza/O Liberal
A programação gratuita do Festival Se Rasgum, no Píer das 11 Janelas, em Belém, será palco do lançamento oficial do Circuito Amazônico de Festivais. O lançamento está marcado para o dia 16 de novembro.
A ideia é fornecer um calendário com encontros e experiências em todos os estados da Amazônia.
No dia 14 de novembro, durante a abertura das atividades de formação do festival, Music On The Table, no Teatro Gasômetro, representantes dos festivais que fazem parte da plataforma vão se reunir. As inscrições para fazer parte do circuito estarão abertas.
Durante todos os dias da programação do festival os representantes estarão disponíveis para reuniões de parcerias e, ao final, será lançada uma plataforma para acolher de forma permanente novos eventos dos municípios da região.
O encontro ocorre entre as 16h30 e 18h30 e será marcado por roda de conversa: “Circuito Amazônico de Festivais” com as presenças de Karla Martins (Festival Varadouro), Luciana Simões (BR 135 – MA), Lidiane Barros (Festival Calango), Vinicius Lemos (Festival Casarão), Heluana Quintas (Festival Quebramar), Manoel Rolla Tomarrock (Roraima) e Renée Chalu (Festival Se Rasgum e Sonido). Pablo Capilé, o fundador do Circuito Fora do Eixo e da Mídia Ninja, será o mediador do bate-papo.
Logo depois, das 18h30 às 20h30 horas, as discussões têm a Cultura, Sustentabilidade e Emergência Climática como enfoque. Estão previstas participações da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, Alzzyney Pereira (duo @curumiz), Giovana Abreu (British Council – Cultura Circular), Lucas Nassar (Laboratório da Cidade), Samantha Chaar (Composta Belém – Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá) e Luciana Adão do Oi Futuro que mediará o diálogo.
O lançamento do Circuito Amazônico de Festivais, integrado ao Festival Se Rasgum 18 anos, se consolida no dia 16 de novembro, a partir das 19h no Píer das Janelas com shows especiais de artistas dos estados da Amazônia Legal, representando os festivais.
No combo, o público confere apresentações de Dj Digestivo, Negah Ysa, Cravo Carbono, Ana Clara, Thais Badu + Matemba + Agatha Sou + MC Yra, artistas do Pará, além de Yanna Mc do Amapá, Calorosa, de Mato Grosso, Filomedusa, do Acre e Luciana Simões do Maranhão.
LEIA TAMBÉM:
Festival Se Rasgum anuncia atrações
Festivais integrados
A plataforma desponta como um movimento de organização próprio, auto-organizado e conectado com outras iniciativas pelo Brasil, promovendo articulação em rede. Reúne o festival Varadouro (Acre), Calango (Mato Grosso), Quebramar (Amapá), BR-135 (Maranhão), Casarão (Rondônia), Tomarrock (Roraima), Se Rasgum (Pará) e Até o Tucupi (Amazonas).
Uma articulação de parceiros, que nas duas últimas décadas se manteve na resistência, fomentando a música, alimentando o público e fincando o pé dentro de seu espaço, como grandes janelas e vitrines da música contemporânea amazônica com o resto do Brasil, além de promover a profissionalização do mercado musical regional.
Serviço
Lançamento do Circuito Amazônico de Festivais será durante a programação do Festival Se Rasgum 18 anos:
– Píer das Onze Janelas
A partir das 19 horas – Entrada gratuita
Praça Frei. Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha – Belém-Pa.
– Programação Formativa do Festival Se Rasgum 18 Anos, Music On The Table,com painéis, oficinas, workshops e palestras voltadas ao mercado musical, cultural, além de temas atuais e relevantes voltados à sustentabilidade e emergência climática.
14 a 17 de novembro no Teatro Gasômetro, Usina da Paz do Jurunas e Auditório do Palacete Faciola.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Plataforma ‘Circuito Amazônico de Festivais’ tem lançamento marcado em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.