Oito empresas receberam reclamações sobre descontos do INSS – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Um levantamento do Procon de Santa Catarina revela que desde 2002 foram registradas 2.699 reclamações sobre descontos do INSS. Essas denúncias não estão necessariamente relacionadas ao recente escândalo da fraude no INSS.
Ao todo, oito empresas receberam acusações de descontar indevidamente dinheiro de aposentados e pensionistas. O levantamento abordou 64 cidades do estado.
Aposentados e pensionistas não contrataram serviços
Essas empresas oferecem diferentes benefícios aos aposentados mensalistas, como descontos em alguns estabelecimentos. Mas os aposentados afirmam não terem contratado os serviços.
Segundo o Procon, cada reclamação sobre descontos do INSS virou um processo administrativo. Em alguns casos foram feitos acordos entre empresa e consumidor, já em outros as empresas acabaram condenadas — tendo que cumprir determinações administrativas.
Muitos processos continuam tramitando.
Procon SC realizou levantamento sobre descontos do INSS – Foto: Divulgação/Secom/ND
Descontos do INSS ocorrem com frequência no Brasil
Segundo a diretora do Procon catarinense, a delegada Michele Alves, as empresas argumentam não terem cometido qualquer irregularidade na contratação dos serviços.
“As associações alegam que houve a contratação por meio digital e foto, então não temos como afirmar que se trata de uma fraude, mesmo que exista alguma suspeita. Iremos analisar caso a caso”, explica.
Michele conta que essa prática é comum no Brasil. “Faremos uma reunião em 20 de maio com todos os Procons nacionais para que possamos, em conjunto, enviar um documento formal à Senacon para que possa agilizar essa situação dos consumidores”, afirma.
Delegada conta que irá ocorrer reunião nacional dos Procons para debater os descontos do INSS – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Empresas acusadas de descontos do INSS em Santa Catarina
Assisty 24h: 58 reclamações no Procon estadual
Rede Assistência: 71 reclamações no Procon estadual
COBAP: 120 reclamações no Procon estadual
AMBEC: 803 reclamações no Procon estadual
ABCB: 698 reclamações no Procon estadual
UNSBRAS: 196 reclamações no Procon estadual
A P BRASIL: 286 reclamações no Procon estadual
Master Prev: 467 reclamações no Procon estadual