Finados: cemitério no Pará tem até decoração com balões para receber visitantes neste feriado


No Saudade I, em Parauapebas, no sudeste do estado, as pessoas são recebidas com arcos de balões que adornam o local logo na entrada. Confira o movimento por outros cemitérios do Pará. Entrada de cemitério em Parauapebas, sudeste do Pará, enfeitado com balões.
Madson Santos / TV Liberal
Visitantes prestaram homenagens aos parentes e amigos que já se foram e que estão sepultados nos cemitérios espalhados pelo Pará, nesta quinta-feira (2), Dia de Finados.
Orações e missas marcaram a manhã nas principais cidades paraenses, como Paragominas, Redenção, Castanhal, Ananindeua, Marabá e Parauapebas, onde até arcos com balões brancos enfeitaram o local.
Entrada do cemitério do Tapanã neste Dia de Finados.
Lucas Trevisan / TV Liberal
Nos cemitérios que são administrados pela Secretaria de Urbanismo de Belém, o São Jorge, na Marambaia, o Santa Izabel, no Guamá, do Tapanã, de Icoaraci e os três da ilha de Mosqueiro, a operação de segurança foi intensificada, e o trânsito nas áreas sofreram mudanças.
Além disso, vendedores aproveitam a época para comercializar produtos e itens, como arcos de flores, rosas e velas, para adornar as sepulturas e incrementar as homenagens aos mortos.
Coroas de flores e outros itens são vendidos em cemitérios de Belém.
Lucas Trevisan / TV Liberal
SAIBA MAIS
Finados: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento dos cemitérios de Belém neste feriado
Em Marabá, sudeste paraense, a gestão municipal intensificou a limpeza dos locais para as visitas. A estimativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo cemitério da Saudade, o maior da cidade, com mais de 50 mil pessoas sepultadas, de acordo com a prefeitura.
Cemitério da Saudade, em Marabá, com velas ao redor de uma cruz.
Jhennyfer Florêncio / TV Liberal
Este ano, seguindo as tradições, também haverá uma missa na capela dentro do cemitério ainda pela manhã e pela tarde desta quinta (2).
Além do Cemitério da Saudade, na Nova Marabá, o município conta ainda com o São Félix, o São Miguel (na Velha Marabá), o Jardim da Saudade (Búcleo Cidade Nova) e o Parque Municipal (recentemente inaugurado na Nova Marabá).
De acordo com a prefeitura, não há horário limite para as visitações nesta quinta (2).
Cemitério da Saudade I, em Parauapebas, enfeitado com balões para receber visitantes nesta quinta-feira (2).
Madson Santos / TV Liberal
Um cemitério que chamou a atenção de quem passava pela frente foi o da Saudade I, em Parauapebas, também no sudeste paraense, onde os balões brancos adornaram a decoração do local, dispostos em arcos, para receber os visitantes e as homenagens aos sepultados.
Por lá, estão cerca de 13 mil túmulos, de acordo com a prefeitura, que disponibilizou agentes para reforçar a segurança na área, além de uma equipe para ordenar o fluxo de comerciantes no local.
Visitantes prestam homenagens a entes falecidos em Parauapebas.
Madson Santos / TV Liberal
Em Paragominas, no sudeste do estado, já é tradição os portões serem abertos às seis horas, nos cemitérios São Francisco de Assis e Jardim da Saudade.
O dia é de muita movimentação para prestar homenagens aos entes queridos. Familiares e amigos aproveitam para trazer flores e acender velas nos túmulos.
De acordo com a coordenação dos cemitérios públicos da cidade, são mais de 15 mil túmulos nos dois locais, e a estimativa é receber cerca de 8 mil pessoas neste Finados.
No Jardim da Saudade, a primeira missa começou às sete horas. A outra será realizada às 17h.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.