No Saudade I, em Parauapebas, no sudeste do estado, as pessoas são recebidas com arcos de balões que adornam o local logo na entrada. Confira o movimento por outros cemitérios do Pará. Entrada de cemitério em Parauapebas, sudeste do Pará, enfeitado com balões.
Madson Santos / TV Liberal
Visitantes prestaram homenagens aos parentes e amigos que já se foram e que estão sepultados nos cemitérios espalhados pelo Pará, nesta quinta-feira (2), Dia de Finados.
Orações e missas marcaram a manhã nas principais cidades paraenses, como Paragominas, Redenção, Castanhal, Ananindeua, Marabá e Parauapebas, onde até arcos com balões brancos enfeitaram o local.
Entrada do cemitério do Tapanã neste Dia de Finados.
Lucas Trevisan / TV Liberal
Nos cemitérios que são administrados pela Secretaria de Urbanismo de Belém, o São Jorge, na Marambaia, o Santa Izabel, no Guamá, do Tapanã, de Icoaraci e os três da ilha de Mosqueiro, a operação de segurança foi intensificada, e o trânsito nas áreas sofreram mudanças.
Além disso, vendedores aproveitam a época para comercializar produtos e itens, como arcos de flores, rosas e velas, para adornar as sepulturas e incrementar as homenagens aos mortos.
Coroas de flores e outros itens são vendidos em cemitérios de Belém.
Lucas Trevisan / TV Liberal
SAIBA MAIS
Finados: tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento dos cemitérios de Belém neste feriado
Em Marabá, sudeste paraense, a gestão municipal intensificou a limpeza dos locais para as visitas. A estimativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo cemitério da Saudade, o maior da cidade, com mais de 50 mil pessoas sepultadas, de acordo com a prefeitura.
Cemitério da Saudade, em Marabá, com velas ao redor de uma cruz.
Jhennyfer Florêncio / TV Liberal
Este ano, seguindo as tradições, também haverá uma missa na capela dentro do cemitério ainda pela manhã e pela tarde desta quinta (2).
Além do Cemitério da Saudade, na Nova Marabá, o município conta ainda com o São Félix, o São Miguel (na Velha Marabá), o Jardim da Saudade (Búcleo Cidade Nova) e o Parque Municipal (recentemente inaugurado na Nova Marabá).
De acordo com a prefeitura, não há horário limite para as visitações nesta quinta (2).
Cemitério da Saudade I, em Parauapebas, enfeitado com balões para receber visitantes nesta quinta-feira (2).
Madson Santos / TV Liberal
Um cemitério que chamou a atenção de quem passava pela frente foi o da Saudade I, em Parauapebas, também no sudeste paraense, onde os balões brancos adornaram a decoração do local, dispostos em arcos, para receber os visitantes e as homenagens aos sepultados.
Por lá, estão cerca de 13 mil túmulos, de acordo com a prefeitura, que disponibilizou agentes para reforçar a segurança na área, além de uma equipe para ordenar o fluxo de comerciantes no local.
Visitantes prestam homenagens a entes falecidos em Parauapebas.
Madson Santos / TV Liberal
Em Paragominas, no sudeste do estado, já é tradição os portões serem abertos às seis horas, nos cemitérios São Francisco de Assis e Jardim da Saudade.
O dia é de muita movimentação para prestar homenagens aos entes queridos. Familiares e amigos aproveitam para trazer flores e acender velas nos túmulos.
De acordo com a coordenação dos cemitérios públicos da cidade, são mais de 15 mil túmulos nos dois locais, e a estimativa é receber cerca de 8 mil pessoas neste Finados.
No Jardim da Saudade, a primeira missa começou às sete horas. A outra será realizada às 17h.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Finados: cemitério no Pará tem até decoração com balões para receber visitantes neste feriado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.