Show de abertura, nesta quarta-feira, 8, traz mostra da diversidade cultural da Amazônia, com artistas do carimbó, pop e guitarrada. Programação gratuita segue até domingo, com palestras, mentorias e painéis. Pela primeira vez na Amazônia, o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil começa nesta quarta-feira (8) e segue até domingo (12), no Hangar, em Belém. A expectativa é que o evento gere $ 20 milhões de dólares em negócios. No show de abertura, uma mostra incrível da diversidade cultural da Amazônia: sobem ao palco o grupo indígena Suraras do Tapajós, a guitarrada de Manoel Cordeiro, e o pop de Aíla, Gang do Eletro e Dj Méury. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Programação
Na abertura do MICBR, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, haverá um espetáculo inédito, criado especialmente para o evento. O grupo Suraras do Tapajós fará uma performance musical e, em seguida, sobem ao palco Manoel Cordeiro, Djuena Tikuna, Aíla, Gang do Eletro, Dj Méury, Victor Xamã, Patrícia Bastos e UAPI Amazônia Percussiva, que farão um resgate da música ancestral amazônica, do carimbó a guitarrada, conectado com o agora, do brega a arte contemporânea indígena. “Um mergulho na música que vem das bordas, do Pará ao Amazonas”, define a cantora e compositora, Aíla.
Já no dia 11 de novembro, o encerramento do Mercado será Nação Zumbi, Vale Música Belém e La Bom Del Tiempo, músicos argentinos que se apresentam com os mestres Curica, Solano e Luê.
Rodadas de Negócios
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre pela manhã, terão lugar as rodadas de negócios, que são reuniões pré-agendadas com duração de até 25 minutos, nas quais as empresas, empreendedores e profissionais terão a oportunidade de se encontrar e estabelecer conexões comerciais com importantes players do mercado nacional e internacional. Os objetivos principais das rodadas de negócios são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios.
São aguardados, aproximadamente, 450 empreendedores que participarão das rodadas com perfis de compradores ou vendedores, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é que sejam gerados 20 milhões de dólares em negócios até o final de 2024, como desdobramento das rodadas de negócios do MICBR 2023. “Os participantes são brasileiros, argentinos, chilenos e personalidades do mercado cultural mundial que vêm conhecer a Amazônia brasileira com toda a pujança que ela tem pra mostrar”, ressalta o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes.
As rodadas reunirão profissionais dos seguintes setores criativos: artesanato; audiovisual & animação; circo; dança; design; editorial; hip-hop; jogos eletrônicos; moda; museus & patrimônio; música; teatro; e um setor voltado às áreas técnicas afeitas à economia criativa.
Palestras Magnas
No dia 9 de novembro, às 17h, o tema será “Diversidade e Inclusão na Economia Criativa Brasileira – Desafios e Avanços”, com Larissa Luz (cantora e apresentadora), Ketty Valencio (Livraria Africanidades), Adriana Barbosa (Feira Preta e @Pretahub), e Val Sawré (Associação de Mulheres Indígenas – Alto Tapajós). No dia 10/11, no mesmo horário, “Amazônias, Tecnologias e Juventude: O Futuro que Queremos”, com Hugo Barreto (Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale), Ad Junior (influenciador Digital), Graciela Guarani (produtora cultural), Daniel Munduruku (escritor indígena), e Sérgio de Carvalho (cineasta, diretor de Noites Alienígenas). E, encerrando o espaço, no dia 11/11, o tema será “Voz da Mudança: Música Parcialmente Brasileira x Música Popular Brasileira. O que é MPB?”, com James Martins (jornalista, poeta, especialista em música), Felipe Cordeiro (artista musical) e Djuena Tikuna (cantora, jornalista e ativista), e Jonathan Ferr (artista musical).
A apresentação será realizada pela multiempresária nas áreas de Moda e Comunicação, Ana Paula Xongani. Todas as palestras são abertas ao público, terão duração de uma hora, com participação garantida por ordem de chegada e sujeita a lotação.
Painéis e Oficinas
A extensa programação do MICBR ainda reúne 89 painéis e oficinas, apresentados pela Vale e pelo Instituto Cultural Vale, que acontecerão no Hangar, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre a partir de 10h, com entrada gratuita, por ordem de chegada e sem necessidade de inscrição prévia.
As atividades formativas tratam dos mais diversos temas relacionados à economia criativa, como cultura alimentar, games, festivais, produção audiovisual, cota de tela, direito autoral, produção e gestão cultural, indicadores, música, dança, produção de pessoas com deficiência, entre outros. A programação conta com atividades específicas para todos os 15 setores contemplados no MICBR, além de outras que abordam a realidade da economia criativa brasileira em mesas intersetoriais.
área do Design, por exemplo, haverá o painel “Design, Identidade, Pertencimento”, com os palestrantes Fran Farias, artista visual; Nilma Arraes, artesã e designer; Berna Magalhães, fundador da Libra Branding e Sâmia Batista, pesquisadora, designer e uma das idealizadoras do projeto que abraça a arte dos Abridores de Letras, do Pará.
Intitulado “Letras que Flutuam”, o projeto iniciou com pesquisa e produção de um documentário e uma publicação, e vem desenvolvendo formas de beneficiar financeiramente os detentores desse conhecimento, os abridores de letras da Amazônia. “Com a circulação do livro, percebemos que muitas oportunidades se abriram, e hoje mais organizações interessadas em conhecer e disseminar esse saber tem entrado em contato conosco. Então, temos travado parcerias para gerar renda aos artistas, para que eles sejam os beneficiários prioritários dessa circulação do projeto”, explica a palestrante Sâmia Batista, designer e professora de Belém.
Ainda de acordo com Sâmia, o MICBR vai promover encontros entre pessoas de todo o Brasil, que poderão articular parcerias e desenvolver projetos conjuntos, favorecendo a circulação de pessoas e produtos. “Acredito que essa edição em Belém será um divisor de águas para projetar a importância cultural da nossa região, e a nossa comunidade criativa com certeza vai ganhar muito com os contatos e oportunidades que o evento irá promover”, reforça.
Toda a programação dos painéis e oficinas pode ser acessada no site do MICBR 2023.
Mentorias
A programação do MICBR oferecerá aos profissionais criativos a oportunidade de melhorar seus negócios, por meio de atendimento personalizado com mentores. Serão empresários vinculados ao Sebrae e consultores especialistas nos setores que oferecerão dicas e informações visando ao desenvolvimento profissional e ao aprimoramento de habilidades empreendedoras úteis para os setores culturais e criativos, com o intuito de alavancar os resultados da empresa.
As mentorias oferecidas pelo Sebrae estão disponíveis para agendamento por meio da plataforma Oraculli. No caso das demais, as inscrições podem ser feitas neste link. O resultado dos selecionados pelos mentores será divulgado na terça-feira, 7.
Cozinha show e feira
A gastronomia, os sabores e os ingredientes da região Norte terão lugar na cozinha show montada no Hangar. O público terá a oportunidade de conhecer a culinária paraense e aprender a cozinhar pratos típicos diversos, em dois horários diferentes nos dias 9, 10 e 11 de novembro.
Além disso, entre os dias 9 e 11 de novembro, o público poderá prestigiar as Feiras de Economia Criativa e Gastronomia, o Espaço Imersivo e a Galeria com obras de artistas visuais da Amazônia.
Showcases
Os showcases – ou apresentações artísticas curtas, com fins comerciais – são realizados com a finalidade de impulsionar, de forma mais direta, a conclusão de negócios concretos, e se traduzem em apresentações artísticas de curta duração, com o intuito de demonstrar, a possíveis compradores, o potencial comercial e artístico de vendedores de segmentos específicos.
Ao longo dos três dias da programação no Hangar, serão realizados seis showcases de Música, seis de Moda (desfile), seis de Hip Hop, dois de teatro, dois de dança e dois de circo. Para cada setor, foi selecionado um representante de cada região do País e mais um de Belém.
No dia 9/11 de novembro os showcases iniciam às 14h, com “Sodade”, da Panorando Cia E Produções Artísticas (AM) e em seguida As Themonias (Belém), no Palco Amazônia Futurista. A partir das 18h30, estará no palco Mairi, o Hip Hop, com Shaira Mana Josy (Belém), Vandal (BA), Cida Aripória (AM), Brô MCs (MS) e Bart (RS).
No dia 10/11, também a partir das 14h, tem circo no Palco Amazônia Futurista com O Vazio É Cheio De Coisa, Da Cia Nós No Bambu (DF)” Prot(Agô)Nistas Movimento Negro No Picadeiro (SP)”, todos no Palco Amazônia Futurista. No palco Mairi tem música, a partir das 18h30, Ianaê Régia (PR), Uana (PE), Matu Miranda (MS), Rawi (PA), Jonathan Ferr (RJ) – Palco Mairi e fecha com Orquestra Aerofônica (Belém).
No dia 11/11, é dia de teatro, a partir das 16h, Mestre Calú com seu Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e trecho da peça Ramal 340, da Companhia Errática, do Rio Grande do Sul, no Palco Mairi.
Youtube e Google Play
A temática sobre economia criativa digital fica por conta do YouTube, apresentando o impacto econômico, social e cultural da plataforma no país. Apenas em 2022, o YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos e colaborou com R$4,55 bi para o PIB brasileiro. Executivos da plataforma, a multiartista Jaloo, a empreendedora e criadora Rafa Xavier e o criador Lito, do canal Aviões e Músicas, vão falar sobre a importância do YouTube na geração de negócios, empreendedorismo e empoderamento de pessoas, além de dar dicas e dividir melhores práticas na plataforma.
Outra frente de negócio da empresa, o Google Play, contará com painéis que abordarão o desenvolvimento de games como negócio e cultura, com dicas valiosas para quem está iniciando a jornada de criações autorais. A empresa também aproveitará o evento para anunciar, em primeira mão, no dia 10/11, às 12h30, os 10 estúdios independentes da América Latina selecionados para a segunda edição do Indie Games Fund. Cada um dos contemplados receberá apoio técnico, treinamento e acompanhamento, além da verba de até US$ 200 mil dólares (cerca de R$ 1 milhão) para investir em suas criações.
Serviço
3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), de 8 a 12 de novembro de 2023, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, localizado na Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA). Entrada gratuita e aberto ao público.
Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023: confira a programação completa, no Hangar
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