Apresentações ocorrem nas Usinas da Paz a partir desta quarta-feira, 29. Trupe Teia assombra as ruas de Belém com espetáculo circense
Divulgação
A Trupe Teia estreia, nesta quarta-feira (29) o espetáculo “Marias”, que promete levar ao público em um cortejo assombroso pelas ruas da cidade até o local de apresentação do grupo. O palco será as Usinas da Paz do Guamá, do Jurunas e da Terra Firme até o dia 1º de dezembro, sempre a partir das 17h, em Belém.
“Marias” é um espetáculo performático que tem como indução as histórias de assombrações da Amazônia. Trazendo práticas circenses e de contação de histórias, a performance surge a partir do desejo de valorizar as culturas urbana, ribeirinha e intriorana da região.
O público periférico da cidade é o principal alvo, buscando garantir o acesso ao teatro, com a retomada de narrativas que fazem parte da memória social e coletiva, como explica a artista e produtora cultural Victória Souza.
“Quando a gente pensa nas Marias, a gente pensa nessas mulheres humanas, sobrenaturais e guardiãs das histórias. Inspiradas nos Griôs (guardiões da memória e da história oral de um povo ou comunidade), são elas que passam essa cultura para frente e permitem que as histórias sejam contadas, guardando-as como um elemento sagrado da cultura”.
Para a palhaça e educadora Alana Lima, o espetáculo bebe na fonte das raízes amazônicas. “Na valorização das nossas narrativas e no lúdico presente nas histórias e memórias que aprendemos de geração em geração, tudo isso transposto pra um espetáculo que mistura circo, teatro de bonecos e teatro de rua”, diz a atriz.
Em 2022, a Trupe Teia apresentou um esboço do que viria a ser o espetáculo na quarta edição do Cortejo Visagento. A performance partiu do Cemitério Santa Izabel e seguiu pelas ruas do bairro do Guamá na noite do Dia das Bruxas. No Brasil, essa data também é dedicada à Matinta Pereira, personagem do folclore local.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, da Fundação Cultural do Pará (FCP)
Arte cênica
O espetáculo utiliza diversos recursos para se comunicar com o público. O grupo traz a ideia das máscaras para trabalhar o suspense e manter o imaginário sobre as figuras humanas e, por vezes, sobrenaturais, que sairão às ruas no cortejo. O mascaramento induz a plateia a fantasiar sobre o que está por baixo dos figurinos extravagantes.
Outro elemento utilizado pelo grupo são as pernas de pau, recurso muito difundido nas práticas circenses. A modalidade é capaz de transformar pessoas comuns em “gigantes” e encanta o público nas performances de rua.
Serviço
Espetáculo “Marias”
Entrada gratuita
Data: 29/11
Horário: 17h
Local: Usina da Paz do Guamá
Data: 30/11
Horário: 17h
Local: Usina da Paz do Jurunas
Data: 1/12
Horário: 17h
Local: Usina da Paz da Terra Firme
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Espetáculo circense assombra ruas de Belém com contação de histórias da cultura amazônica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.