Espetáculo circense assombra ruas de Belém com contação de histórias da cultura amazônica

Apresentações ocorrem nas Usinas da Paz a partir desta quarta-feira, 29. Trupe Teia assombra as ruas de Belém com espetáculo circense
Divulgação
A Trupe Teia estreia, nesta quarta-feira (29) o espetáculo “Marias”, que promete levar ao público em um cortejo assombroso pelas ruas da cidade até o local de apresentação do grupo. O palco será as Usinas da Paz do Guamá, do Jurunas e da Terra Firme até o dia 1º de dezembro, sempre a partir das 17h, em Belém.
“Marias” é um espetáculo performático que tem como indução as histórias de assombrações da Amazônia. Trazendo práticas circenses e de contação de histórias, a performance surge a partir do desejo de valorizar as culturas urbana, ribeirinha e intriorana da região.
O público periférico da cidade é o principal alvo, buscando garantir o acesso ao teatro, com a retomada de narrativas que fazem parte da memória social e coletiva, como explica a artista e produtora cultural Victória Souza.
“Quando a gente pensa nas Marias, a gente pensa nessas mulheres humanas, sobrenaturais e guardiãs das histórias. Inspiradas nos Griôs (guardiões da memória e da história oral de um povo ou comunidade), são elas que passam essa cultura para frente e permitem que as histórias sejam contadas, guardando-as como um elemento sagrado da cultura”.
Para a palhaça e educadora Alana Lima, o espetáculo bebe na fonte das raízes amazônicas. “Na valorização das nossas narrativas e no lúdico presente nas histórias e memórias que aprendemos de geração em geração, tudo isso transposto pra um espetáculo que mistura circo, teatro de bonecos e teatro de rua”, diz a atriz.
Em 2022, a Trupe Teia apresentou um esboço do que viria a ser o espetáculo na quarta edição do Cortejo Visagento. A performance partiu do Cemitério Santa Izabel e seguiu pelas ruas do bairro do Guamá na noite do Dia das Bruxas. No Brasil, essa data também é dedicada à Matinta Pereira, personagem do folclore local.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, da Fundação Cultural do Pará (FCP)
Arte cênica
O espetáculo utiliza diversos recursos para se comunicar com o público. O grupo traz a ideia das máscaras para trabalhar o suspense e manter o imaginário sobre as figuras humanas e, por vezes, sobrenaturais, que sairão às ruas no cortejo. O mascaramento induz a plateia a fantasiar sobre o que está por baixo dos figurinos extravagantes.
Outro elemento utilizado pelo grupo são as pernas de pau, recurso muito difundido nas práticas circenses. A modalidade é capaz de transformar pessoas comuns em “gigantes” e encanta o público nas performances de rua.
Serviço
Espetáculo “Marias”
Entrada gratuita
Data: 29/11
Horário: 17h
Local: Usina da Paz do Guamá
Data: 30/11
Horário: 17h
Local: Usina da Paz do Jurunas
Data: 1/12
Horário: 17h
Local: Usina da Paz da Terra Firme
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.