Ação ocorreu no município de Parauapebas e foram apreendidos documentos referentes a contratos administrativos, medição do contrato, notas de empenho, liquidação de despesa e efetuação de despesas. Merenda escolar tem suspeita de fraude.
TV Globo/ Reprodução
Uma operação, conduzida pelo Ministério Público do Pará, cumpriu na terça-feira (28) mandados de busca e apreensão em Parauapebas, sudeste do Pará. A ação investiga fraudes em licitação e superfaturamento em itens do cardápio da merenda escolar.
Segundo o MPPA, a contratação foi feita mediante dispensa de licitação no mês de dezembro de 2022, e já foi pago, até o momento, cerca de R$ 11 milhões pelo contrato. O g1 solicitou um posicionamento à Prefeitura de Parauapebas e aguarda retorno.
Foram apreendidos documentos referentes a contratos administrativos, medição do contrato, notas de empenho, liquidação de despesa e efetuação de despesas.
Não houve prisão, mas 11 pessoas foram alvo dos mandados de busca e apreensão, sendo pessoas jurídicas, agentes políticos e órgãos públicos.
O Ministério Público disse que após conclusão do inquérito civil, “serão pleiteadas as medidas judiciais referentes aos possíveis atos de improbidade administrativa praticados e crimes contra a administração pública”.
O nome da operação, chamada de “Hefesto”, tem referência ao Deus do ferro na mitologia grega, já que Parauapebas é a cidade do maior projeto de ferro do mundo.
A operação foi conduzida pela Promotoria de Justiça de Combate à Improbidade Administrativa de Parauapebas, com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado e do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Operação investiga fraudes em licitações e superfaturamento de merenda escolar em cidade no PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.