Hospitais de Santa Catarina estão promovendo um mutirão de mamografias ao longo de março para atender pacientes que aguardam pelo exame no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação). A ação ocorre em alusão ao Dia Internacional da Mulher e busca ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Santa Catarina lança mutirão de mamografias durante o mês de março – Foto: Divulgação/SES/ND
O mutirão acontece na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Demais hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde também realizam ações voltadas à saúde da mulher.
Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 167,2 mil exames de mama foram realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina.
Mamografia permite diagnóstico precoce do câncer de mama
A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. O SUS garante acesso gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários.
Diagnóstico precoce permite tratamento menos invasivo e aumenta chances de cura do câncer de mama – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, é recomendado que se procure Unidade Básica de Saúde para atendimento. A partir disso, o paciente é encaminhado para exames.