Mês da mulher: Santa Catarina realiza mutirão de mamografias para reduzir fila do SUS

Hospitais de Santa Catarina estão promovendo um mutirão de mamografias ao longo de março para atender pacientes que aguardam pelo exame no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação). A ação ocorre em alusão ao Dia Internacional da Mulher e busca ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Santa Catarina lança mutirão de mamografias durante o mês de março – Foto: Divulgação/SES/ND
O mutirão acontece na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Demais hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde também realizam ações voltadas à saúde da mulher.
Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 167,2 mil exames de mama foram realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina.
Mamografia permite diagnóstico precoce do câncer de mama
A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. O SUS garante acesso gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários.
Diagnóstico precoce permite tratamento menos invasivo e aumenta chances de cura do câncer de mama – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, é recomendado que se procure Unidade Básica de Saúde para atendimento. A partir disso, o paciente é encaminhado para exames.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.