Família é retirada de casa após transbordamento de rio em Plácido de Castro


Rio ultrapassou a cota de transbordo que é de 12,50 metros. Uma família precisou ser retirada de casa e foi levada para casa de parentes. Defesa Civil Municipal já tem equipes mobilizadas e abrigos prontos para acolher desabrigados. Defesa Civil Estadual faz vistoria no Rio Abunã em Plácido de Castro, no interior do Acre
Jean Lopes/CEPDEC
Localizado na fronteira do Brasil com a Bolívia, em Plácido de Castro, interior do Acre, o Rio Abunã ultrapassou a cota de transbordo nessa sexta-feira (7). De acordo com a coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), uma equipe esteve na cidade para avaliar a condição atual e planejar a continuidade das ações preventivas no município.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Uma família precisou ser retirada de casa e foi encaminhada para casa de parentes.
A primeira medição, feita às 06h da manhã dessa sexta, o rio apresentava 12,72 metros. Às 6h deste sábado (8), o rio marcava 12,84 metros. A cota de transbordo que é de 12,50 e a de alerta 12 metros.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, acompanha a situação na cidade. “Também estamos oferecendo suporte para fortalecer a estrutura dos municípios diante da possibilidade de enchentes. Toda a estrutura governamental está de prontidão para ser um apoio efetivo à população”, afirmou ele.
LEIA TAMBÉM
Rio Acre ultrapassa os 12 metros em Rio Branco e Defesa Civil prevê chuvas acima da média em março
Na primeira semana de março chove 33,6% do esperado para todo o mês em Rio Branco; Baixada volta a sofrer com alagamentos
Henre Bezerra, coordenador municipal da Defesa Civil garantiu que já tem equipes mobilizadas e abrigos prontos para acolher eventuais desabrigados. “Estamos preparados para ampliar o atendimento caso a enchente se intensifique e atinja mais famílias”, afirmou.
Segundo a Defesa Civil, uma reunião foi feita na sede da prefeitura de Plácido de Castro e teve a participação da secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Andrade, que destacou a relevância do apoio estadual para a cidade.
“O aumento do nível do rio nos preocupa, mas a colaboração entre os entes públicos tem sido essencial para garantirmos um atendimento digno à população”, finalizou.
Uma família precisou deixar casa, estando temporariamente acolhida na residência de parentes
Jean Lopes/CEPDEC
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.