
Proprietário de uma granja em Itapetininga (SP) precisou encerrar os pedidos dos clientes no início de fevereiro devido à alta demanda. Período de quaresma aumenta demanda e consumo de ovos no Brasil
A partir da Quarta-feira de Cinzas, data importante para a comunidade católica, começa o período de Quaresma, quando muitos devotos renunciam ao consumo de carne, trocando-a por ovos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com a tradição cristã, o período de Quaresma é um momento de preparação para a Páscoa, considerada a data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, já que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
Diante disso, proprietários de granjas no interior de São Paulo já sentiram um aumento de 40% nas vendas de ovos. A demanda deste ano foi tão grande que Leandro Vieira encerrou os pedidos no início de fevereiro em Itapetininga (SP).
“Tenho 700 aves e minha produção é de cerca de 650 ovos por dia. A galinha produz um ovo por dia e, para ela ter essa produção, ela precisa ser estimulada com a luz, precisando de 16 horas em contato com a luz”, afirma.
Proprietários de granjas no interior de São Paulo já sentiram o aumento de 40% nas vendas de ovos
Reprodução/TV TEM
Para ajudar na produção dos ovos, as aves recebem iluminação adequada. Leandro utiliza um timer, aparelho programado para ligar as lâmpadas, quando a luz natural já não é tão suficiente. “Às 5h30, [o timer] liga, e desliga às 20h30, pois eu preciso ter 16 horas de luz para que a galinha possa produzir o ovo”, reforça.
Mesmo com esses detalhes no processo, a produção de ovos diminuiu, afetando os preços para o cliente final. O valor aumentou cerca de 40%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados.
“Grande volume de exportação, volta às aulas, além do estresse calórico que a galinha sofre com temperaturas acima de 28°C, então, muitas delas morrem”, elenca Andrea Sonoda, proprietária de uma distribuidora.
Leandro é proprietário de uma granja com 700 aves e a produção dele é de cerca de 650 ovos por dia
Reprodução/TV TEM
Andrea reforça que a procura por ovos aumenta 30% nesta época do ano, quando os vendedores fazem os pedidos para a Quaresma. A produção chega a ser de 2 mil dúzias de ovos por dia.
“Um tipo ou outro de ovos já está em falta, então a gente acaba substituindo por outro tipo, pois tem o branco, vermelho, grande, extra, jumbo… Então, um ou outro a gente já sente falta”, afirma.
Andrea reforça que a procura por ovos aumenta 30% nesta época do ano, quando os vendedores fazem os pedidos para a Quaresma
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM