Ano foi marcado por virais da internet, denúncias, escândalos, crimes de grande repercussão nacional e histórias inspiradoras. Retrospectiva Pará 2023
Arte / TV Liberal
Virais da internet, denúncias, escândalos, crimes de grande repercussão e histórias inspiradoras marcaram o ano de 2023 dos internautas do g1 Pará.
A seguir, a lista da Retrospectiva g1 Pará 2023 reúne fatos, reportagens e imagens que ocorreram no estado do Pará e que foram as matérias mais lidas este ano.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
‘Dani senta com carinho’
Em março, uma influenciadora paraense revelou ao g1 Pará o segredo de um “microbiquíni” usado em vídeos que viralizaram pelas redes sociais. Conhecida como ‘Dani senta com carinho’, Danielle Souza apostou em modelo de biquíni minúsculo, que causou curiosidade e ganhou a internet.
Paraense ‘Dani senta com carinho’ revela segredo do microbiquíni utilizado em vídeo
Em busca de trabalho
Um engenheiro paraense fez sucesso na internet depois de usar uma camisa para divulgar trabalho. Afonso Vianna, de 48 anos, estava desempregado há três meses e resolveu divulgar trabalhos em Belém com uma camisa personalizada. Ele disse que já tinha entregado mais de 300 currículos.
O engenheiro civil Afonso Vianna viralizou após divulgar em sua camiseta que está à procura de emprego
Acervo Pessoal
Droga em avião da igreja
A Igreja Quadrangular é dona de uma aeronave flagrada pela Polícia Federal com quase 300 kg de maconha do tipo “skunk”. Um prestador de serviço terceirizado acessou o avião sem permissão, segundo a igreja. Um inquérito foi instaurado. Membro do conselho nacional da igreja e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Seme), Paulo Bengtson disse que o avião era usado há três anos para transporte de pastores e pessoas doentes.
PF intercepta avião com carga de skunk no aeroporto internacional de Belém
Prefeito debochado
Um caso que chamou atenção este ano ocorreu em Castanhal quando uma mãe reclamou do atraso de quatro meses para conseguir medicamento, e o prefeito do município disse que ela estava fazendo “drama”. O leite é responsável por melhorar o quadro intestinal do filho de Bruna Melo, quem fez a denúncia. A criança vive com megacólon congênito e retocolite ulcerativa. À época, não tinha data prevista para obter o medicamento.
Orgulho na escola
Uma das etapas mais decisivas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dá acesso ao ensino superior, é sem dúvidas a redação. Com o resultado da prova, faltaram degraus de escada da escola pública Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, para que todos os alunos da professora Ione Franco posassem para uma foto que ganharia a internet. Eles aparecem com plaquinhas com o resultado da prova de redação. “Resultado de um trabalho intenso”, disse a professora.
No Pará, foto de professora com alunos exibindo nota da redação do Enem viraliza nas redes sociais.
Reprodução / Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima
Queda de sacadas
Um dos fatos mais marcantes de Belém que tiveram repercussão nacional foi a queda de treze sacadas de um prédio residencial no bairro da Cremação. Por sorte, ninguém saiu ferido, mas os estragos foram grandes. O prédio precisou ser evacuado. No meio daquilo tudo, algumas cenas marcaram os trabalhos de resgate. Um gato foi encontrado nos escombros e devolvido para a família:
Gatinho é resgatado após desabamento de sacadas e tutora abraça bombeiro em Belém
ANTES e DEPOIS – Sacadas de prédio residencial desabam em Belém
Google Street View/Reprodução e TV Liberal/Reprodução
Acidente fatal
Um caso que teve bastante repercussão também foi a morte da secretária de Saúde de Ourilândia do Norte, Geiza da Silva Dantas. Ela sofreu um acidente de carro, que passou a ser investigado pela Polícia Civil. A prefeitura decretou luto de três dias no município.
Secretaria de Saúde de Ourilândia do Norte morreu em acidente em rodovia do Pará.
Redes sociais / Reprodução
Crime contra mulher
O machismo fez vítimas no Pará. Um caso que chamou atenção pela crueldade foi no arquipélago do Marajó. Mãe grávida e filha de 3 anos de idade foram estupradas e mortas a terçadadas. O crime foi em Afuá.
Amanda Coelho e a filha de três anos, mortas no Marajó.
Reprodução / Redes sociais
Sequestro de 17 horas
Um sequestro que durou 17 horas em Belém. Mãe e os três filhos crianças ficaram presos dentro de um carro com o autor do crime. Nas negociações, snipers foram posicionados para serem acionados a qualquer momento, se necessário. Depois das horas de tensas, e finalmente retornar para a casa, Ana Júlia de Sousa Brito conversou com o g1 Pará dando detalhes sobre os momentos de terror que viveu nas mãos de Yann Carlos Barroso, o sequestrador de 27 anos.
Vítima relembra as 17 horas de medo vividas com os filhos
Indígena ameaçado é encontrado morto
Tymbektodem Arara discursou na ONU em 28 de setembro apontando invasão da Terra Indígena Cachoeira Seca, a 250 km de Altamira. Duas semanas depois, ele foi encontrado morto —supostamente por afogamento. Segundo uma pessoa que esteve com ele, o indígena recebeu áudios com ameaças de fazendeiros locais.
Discurso na ONU de liderança indígena morta no Pará
Ex-BBB missionária evangélica
A ex-BBB Thaís Macêdo disse que empresários e políticos chegaram a oferecer valores exorbitantes pela companhia dela. Atualmente missionária evagélica, Thaís participou da edição 2006 e contou que a casa do BBB alagou durante forte chuva e todos precisaram ser colocados em uma sala para a produção fazer a limpeza.
Ex-BBB Thaís Macêdo
Reprodução/ Acervo Pessoal
Colisão grave
Um grave acidente entre micro-ônibus e caminhão deixou 12 mortos entre Marabá e Nova Ipixuna, em março. Nove pessoas morreram no local do acidente, incluindo uma criança, e três a caminho do hospital. O caminhão bitrem com duas pessoas e o micro-ônibus colidiram de frente no km-329 da PA, em um trecho plano da rodovia PA-150. A pista estava molhada, pois chovia no momento do acidente.
Acidente entre micro-ônibus e caminhão deixou mortos no sudeste do Pará
PM/Reprodução
Tráfico internacional
A paraense Wanessa Bispo Martins foi flagrada por policiais franceses transportando drogas dentro da bagagem. Ela foi presa no aeroporto de Paris em novembro.
Paraense é presa em Paris por tráfico internacional de drogas
Reprodução/TV Liberal
Lavagem verde
Uma reportagem especial do g1 expôs um escândalo envolvendo projetos que vendiam crédito de carbono para grandes multinacionais. Os empreendimentos estavam instalados em Portel, no Marajó, e nunca deram retorno para as comunidades locais. Além disso, não tinham autorização para a venda dos créditos, pois eram gerados em terras públicas do Estado.
Fraude na Amazônia: empresas usam terras públicas como se fossem particulares para vender créditos de carbono a multinacionais
Maior devastador da Amazônia
Policiais federais encontraram na casa de Bruno Heller quase R$ 125 mil em notas de euros, dólares e reais. Ele é suspeito de chefiar grupo que teria desmatado mais de 6,5 mil hectare de floresta, e passou a ser apontado como o maior devastador da Amazônia.
Operação da PF cumpre mandados contra grupo suspeito de desmatamento
LEIA TAMBÉM:
Retrospectiva Pará 2023: confira a íntegra do programa com os principais fatos do ano
Acompanhe as últimas notícias do estado no g1 Pará
Retrospectiva g1 Pará 2023: as matérias mais lidas do ano
Adicionar aos favoritos o Link permanente.