Exposição destaca missão portuguesa na Amazônia e tem entrada gratuita, em Belém


Mostra destaca a missão artística portuguesa que veio para a Amazônia no século XIX para catalogar espécies e desbravar o espaço. Débora Mazloum com o acervo da exposição.
Divulgação
A exposição “Outros Viajantes”, da artista carioca Débora Mazloum, está aberta na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, núcleo da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. A entrada é gratuita.
Contemplada pelo Prêmio Branco de Melo, da FCP, a mostra abriu na última quinta-feira (27) e é resultado de uma pesquisa que a artista desenvolve há 10 anos, que destaca a missão artística portuguesa que veio para a Amazônia no século XIX para catalogar espécies e desbravar o espaço.
“Outros Viajantes” ficará aberta à visitação até 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 h. Há monitoras para auxiliar a visitação.
Parte da mostra, na Casa das Artes.
Divulgação
Professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA), John Fletcher, destacou no lançamento que a exposição provoca reflexão sobre a neutralidade e objetividade científica.
“A exposição traz não só um fator lúdico, mas também uma perspectiva crítica sobre como a barbárie costurou, e ainda permeia, as impressões que temos sobre a história do país”, explicou o professor.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.