Quem é Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial?


Carlo Acutis foi beatificado em 2020, depois que a Igreja reconheceu como primeiro milagre a cura de um menino no Brasil. Carlo Acutis será canonizado no próximo domingo (27)
Reprodução
Carlo Acutis, primeiro santo da geração millennial, nasceu em 1991 e morreu em 2006, aos 15 anos. Viveu pouco, cultivando uma fé extraordinária para sua idade. Ele será canonizado no próximo domingo (27).
A uma semana da cerimônia, a expectativa da mãe é imensa. “Este é um momento muito importante. Vivemos com muita agitação porque é o coroamento de um processo que durou vinte anos,” diz Antonia Salzan, mãe de Carlo Acutis.
Carlo cresceu em uma família rica – o pai italiano era financista de um banco inglês, o avô dono de uma grande seguradora no norte da Itália. Mas, desde cedo, escolheu o caminho da caridade: aos nove anos, Carlo já levava cobertores, roupas e comida para pessoas em situação de rua, em Milão.
“Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades nos estudos, que eram alvo de bullying, fazia apostolado com os velhos, com os doentes, com os deficientes, servia em cozinhas comunitárias, dedicava-se ao ensino do catecismo,” conta a mãe.
Sorrindo, ele anunciou a sua morte, quando foi vítima de leucemia.
A fama de santidade de Carlo Acutis se espalhou rápido, impulsionada pela bondade e pelo uso da internet para evangelizar. Foi um gênio da informática na adolescência, criou sites e usou a tecnologia para divulgar a fé. Seu corpo foi transferido para Assis, terra de São Francisco – e o local virou destino de multidões.
Carlo Acutis foi beatificado em 2020, depois que a Igreja reconheceu como primeiro milagre a cura de um menino no Brasil.
Milagre no Brasil
A história da ligação com o Brasil começou anos antes, em 2011, quando o padre Marcelo Tenório viajou à Itália e conheceu Dona Antonia, mãe de Carlo.
“Eu fui na casa onde o Carlo morou, e ela artesanalmente, com a tesoura, cortou um pedaço da camisa do Carlo, uma camisa que ele tinha lá,” relata o padre Marcelo.
Assim que retornou, o padre, que é responsável pela Capela de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, passou a expor o pedaço de pano.
“Eu comecei a expor a relíquia todo dia 12 de outubro, que é o dia da morte do Carlo, e é o dia da Nossa Senhora Aparecida,” explica o padre.
Em 2013, numa celebração de 12 de outubro. um menino de três anos, com um grave problema de saúde que provocava vômitos constantes, veio acompanhado da família para pedir a cura. O toque na relíquia transformou a vida dele.
“Primeiro eu, aí ele tocou pra parar de vomitar,” responde a avó.
A família conta o que aconteceu em seguida. “Ele chegou em casa pedindo comida. E comeu um pratinho de caldinho de feijão com arroz. Todo faceiro. E não vomitou,” diz a avó. “Desde então, nunca mais”.
Matheus, hoje com quinze anos, tinha uma má formação no sistema digestivo: o pâncreas anular. Parte do tecido pancreático circundava todo o intestino dele, por fora, causando uma compressão, e tudo o que comia acabava voltando para o estômago, causando o vômito.
A única possibilidade para a cura era a cirurgia, que não era indicada para o menino. Por isso, a médica dele também ficou surpresa, na época.
Desde que o milagre foi reconhecido pelo Vaticano, fiéis de todo o Brasil passaram a visitar a capela em busca de graças e bênçãos.
A segunda cura atribuída a Carlo Acutis, necessária para a canonização, foi de uma jovem da Costa Rica, que sofreu um traumatismo craniano grave em 2022. Ela estava internada com pouca chance de sobrevivência, depois das orações da mãe no túmulo do beato, ela
No próximo domingo (27), 80 mil jovens são esperados no Vaticano para o Jubileu da Juventude – e para a cerimônia que vai tornar Carlo Acutis o Santo Padroeiro da Internet. O primeiro santo da geração nascida perto dos anos 2000.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.