
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, que instalou um gabinete de crise na tarde desta quinta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, está em alerta e monitorando as condições do tempo, diante da previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo, principalmente a partir desta noite de quinta, em diversas regiões do Estado.
Em entrevista ao Portal iG, o tenente Maxwell de Souza, da Defesa Civil, reforçou que as regiões com maior atenção no momento são a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira.
“Mas tem chuva em todo o estado, porque está acontecendo uma associação entre uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica atuando dentro do continente”, informa o tenente.
Segundo ele, há um sistema de baixa pressão atuando na região do Mato Grosso, que levando muita umidade para o Noroeste Paulista, nas regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.
“Essa chuva entra por ali e ela vai se espalhando pelo interior do estado. E aí, concomitantemente, acontece também a passagem de uma frente fria pelo litoral, que vai trazendo chuva também para o que a gente chama de Faixa Leste, que é todo o litoral paulista, o que inclui o Vale do Paraíba e também a Grande São Paulo. Então, ao mesmo tempo, haverá dois sistemas meteorológicos trazendo chuva para São Paulo”, explica.
O tenente Maxwel reforça que as chuvas devem ocorrer a partir do final da tarde de hoje, quinta-feira, e perdurar até o final do dia, na sexta-feira.
“Na verdade, estamos mais atentos com a noite dessa quinta e amanhã é o dia todo. Temos uma condição de chuva de moderada a forte intensidade, principalmente no litoral e na Grande São Paulo”, destaca.
Ainda de acordo com a previsão da Defesa Civil, os ventos também serão com intensidade moderada a intensidade forte, podendo variar entre 60 km a 80 km por hora de rajada de vento.
Gabinete de crise
A Defesa Civil dos Estado está com um gabinete de crise ativado, monitorando as condições do tempo, no qual estão reunidas, de acordo com o tenente Maxwel, as forças de segurança pública, representantes das concessionárias de energia elétrica e agências reguladoras do serviço público.
“Nós permanecemos com o time de prontidão numa única sala, que é o nosso Centro de Gerenciamento de Emergências. Daqui monitoramos o Estado por meio dos nossos sete radares meteorológicos, por meio das ferramentas inteligentes que nós temos”, destaca o tenente.
As Defesas Civis municipais também estão mobilizadas e de prontidão, acompanhando as chuvas no seu território
“E, dessa forma, conseguimos otimizar a resposta em caso de uma ocorrência. Então, havendo interrupção de energia em uma cidade, a gente consegue otimizar o restabelecimento, porque os tomadores de decisão estão todos em uma única sala. Também estamos atentos aos clientes críticos, que são hospitais, presídios. São áreas muito impactadas quando há interrupção de energia”, exemplifica ele.
Alerta à população
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos oficiais e, em caso de emergência, acione o telefone 199.
Reforça que a atenção deve ser redobrada em áreas de risco, como encostas, margens de rios e regiões com histórico de alagamentos ou deslizamentos.
“Pedimos para que a população não se exponha ao perigo; ou seja, não ficar perto de árvores, de estruturas metálicas frágeis, de torres de transmissão, antenas e galpões. E jamais atravessar ruas alagadas, áreas com enxurrada, porque 15 centímetros de água já arrasta uma pessoa e 30 centímetros arrasta um carro”, pontua o tenente.
Segundo ele, a Defesa Civil tem pedido para a população mude o comporta o comportamento em situações de chuva forte.
“É muito importante que a população se coloque menos em condição de risco”, finalizou o tenente Mawel de Souza, da Defesa Civil do Estado de SP.
Temperaturas caem no fim de semana
Diante destas condições climáticas, as temperaturas máximas permanecem, nesta quinta e na sexta, na faixa dos 25ºC graus, na região da Grande São Paulo.

Mas haverá mudança de temperatura no sábado (26) e domingo (27).
“Passada a chuva amanhã, vem um sistema de alta pressão atmosférica que afasta a chuva e traz um ar mais seco. Com isso, teremos queda das temperaturas no sábado e domingo, no Estado, com as mínimas em torno de 16ºC graus. As máximas não passam dos 20 ºC.