Espanha investiga hipótese de que instabilidade no sistema de energia solar provocou o apagão que atingiu o país e Portugal


A rede elétrica dos dois países voltou a funcionar para todos os consumidores. A investigação do maior apagão da história recente da Europa vai ser longa. Espanha investiga hipótese de que instabilidade no sistema de energia solar provocou o apagão que atingiu o país e Portugal
Reprodução/TV Globo
O governo espanhol está investigando se uma falha na rede de energia solar teria provocado o apagão de segunda-feira (28) na Espanha e em Portugal.
Com o fornecimento de energia normalizado em todo o país, agora é hora de muitos portugueses fazerem as contas dos prejuízos. Foram quase dez horas de apagão. Alimentos e produtos estragaram.
“Uns diziam que eram por três horas. Outros diziam que iam ser três dias. Três dias? Eu vou ficar com tudo estragado”, diz uma portuguesa.
A rede elétrica em Portugal e na Espanha voltou a funcionar para todos os consumidores.
A investigação do maior apagão da história recente da Europa vai ser longa. O governo português criou uma comissão independente para avaliar o blecaute. A União Europeia também vai investigar a situação. A operadora de energia espanhola afirmou que não há sinais de um ataque cibernético, mas o Tribunal Superior da Espanha vai atuar no caso.
Especialistas afirmam que a configuração do fornecimento de energia no momento do apagão pode ter provocado um efeito cascata. Às 12h32 de segunda-feira (28), na Espanha, as energias solar e eólica respondiam por 70% da eletricidade na rede. Mas a produção dessas fontes flutua ao longo do dia – por exemplo, as usinas solares produzem mais no pico do sol.
A flutuação deveria ter sido compensada por outras fontes, como as usinas nucleares e as térmicas a carvão. O que pode não ter acontecido. Os especialistas criticaram a falta de interligação da Península Ibérica com o sistema elétrico europeu.
LEIA TAMBÉM
Espanha declara emergência nacional no maior apagão da história; cidades portuguesas também estão sem luz
Após apagão, operadora de energia da Espanha diz que já restaurou 99% da demanda
Justiça espanhola investiga hipóteses de ataque terrorista ou sabotagem em apagão que atingiu Espanha e Portugal
Adicionar aos favoritos o Link permanente.