O cão desnutrido foi encontrado com ferimentos graves em Fraiburgo, no Meio-Oeste do estado. – Foto: Polícia Militar/ND
Magro a ponto de não conseguir se levantar, com feridas nos testículos, infecção anal e sinais de hipotermia. Nessas condições extremas foi encontrado um cão desnutrido da raça boxer pela Polícia Militar após uma denúncia anônima de maus-tratos.
O caso foi descoberto na última na terça-feira (29), no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
As condições precárias do cão desnutrido levaram os policiais a acionarem imediatamente atendimento veterinário de emergência. O animal foi levado a uma clínica, onde passou por avaliação técnica.
Cão desnutrido: laudo confirma situação grave
O laudo confirmou desnutrição severa, infecção anal, lesões testiculares, mucosas pálidas, edema em um dos membros e quadro de hipotermia. Já o estado de saúde é crítico, com prognóstico reservado.
Caso de cão desnutrido e com ferimentos graves se enquadra no crime de maus-tratos a animais – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Conforme a PM, o tutor do cão alegou que havia deixado os cuidados do animal a cargo de um familiar, o que teria levado à negligência. A justificativa, porém, não livrou o responsável da prisão em flagrante.
Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Videira, onde responderá por maus-tratos conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
A Polícia Militar reforça que maus-tratos a animais são crime e que denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 190.