País é conhecido pelas belezas naturais – Foto: Reprodução/ND
Com temperaturas médias em torno de 30 °C durante o ano todo, o maior desafio de planejar uma viagem às Filipinas não é o clima, e sim escolher o que visitar. Com mais de 7.500 ilhas e cerca de 300 mil km² de território, o país oferece uma infinidade de destinos.
A moeda usada nas Filipinas, o Peso Filipino (₱), custa R$ 0,10. Combinado ao custo de vida baixo, isso faz do país um dos destinos mais acessíveis da Ásia para turistas brasileiros.
No entanto, se pretende visitar o país, troque o real pelo dólar americano antes de embarcar, pois a moeda brasileira não é aceita nos comércios locais.
É fácil encontrar casas de câmbio até mesmo em ilhas menores. Outras moedas, como euro e libra, também podem ser trocadas, mas os dólares americanos são os mais aceitos.
Se for viajar para áreas mais isoladas, leve dinheiro em espécie.
Em muitos lugares não há caixas eletrônicos disponíveis e as taxas de câmbio podem ser desfavoráveis.
Além disso, na hora de trocar dinheiro, conte as notas com atenção e exija recibo, pois golpes com turistas não são incomuns.
Real custa 10 vezes mais que a moeda local – Foto: Reprodução/ND
Natureza e atrações imperdíveis
As Filipinas são um verdadeiro paraíso natural, com paisagens que parecem saídas de um cartão-postal.
A combinação de águas cristalinas, vegetação tropical e praias preservadas atrai viajantes de todos os perfis, inclusive os que não são fãs de esportes aquáticos.
Mergulhadores têm a chance de nadar com tubarões-baleia de até 20 metros em Oslob.
Em Siargao, o destaque fica por conta das ondas, que fazem da ilha um dos melhores pontos para surfistas.
Para quem busca tranquilidade e beleza, é difícil sair decepcionado, o país é muito elogiado pela hospitalidade.
Outro espetáculo da natureza é a migração de milhões de sardinhas que pode ser observada bem próximo à costa, ao lado de tartarugas e muitos outros animais marinhos.
Praia de Palawan, nas Filipinas – Foto: Reprodução/ND
Não dá para falar das Filipinas sem mencionar as Cataratas de Kawasan. São um dos pontos turísticos mais fotografados do país e ficam em uma região que concentra cerca de 150 ilhotas.
O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente quatro horas, com paradas em piscinas naturais, cânions e quedas d’água.
Melhor época para ir à Filipinas
A melhor época para visitar é entre novembro e maio, período da estação seca. Nesse intervalo, até as ilhas mais isoladas são acessíveis.
Os meses mais recomendados são de novembro a fevereiro, quando o clima está mais “ameno”. Já entre março e abril, o calor pode ser mais intenso.
Entre junho e outubro ocorre a estação chuvosa, marcada pelas famosas monções do sudeste asiático.
Complexo de ilhas Filipinas – Foto: Reprodução/ND
Apesar disso, as pancadas de chuva costumam ser rápidas, o que permite aproveitar dias ensolarados com menos turistas e preços mais baixos.
No entanto, é bom ficar atento entre agosto e outubro, época mais propensa à ocorrência de tufões.
Cerca de 10 atingem o país por ano, mas são amplamente divulgados com antecedência.