‘Óleo do Bem’: projeto e escola promovem aulas de ecologia em Jundiaí


Alunos aprendem sobre os perigos do descarte irregular dos óleos de cozinha por meio de leituras e dinâmicas de aprendizado. Gustavo Martinelli, prefeito da cidade, reforça a necessidade da educação ambiental. Projeto Óleo do Bem supera marca de mil litros reciclados em Jundiaí
Para conscientizar os alunos e promover o projeto Óleo do Bem, uma escola de Jundiaí (SP) tem dedicado aulas para conscientizar os alunos a respeito do descarte correto do líquido na natureza. A iniciativa, que é promovida pela TV TEM, completou um mês na cidade e já arrecadou 1.000 litros de óleo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Durante as aulas, os alunos aprendem, por exemplo, que o óleo de cozinha é um dos maiores poluidores de mananciais e rios. Dessa forma, com leituras e dinâmicas, os estudantes são incentivados a fazer a doação do óleo.
“Um litro de óleo descartado de forma irregular pode poluir aproximadamente 25.000 litros de água. Jundiaí é uma área de proteção ambiental, e isso reforça a necessidade de educação ambiental, que é uma das diretrizes da nossa plataforma de governo”, diz Gustavo Martinelli, prefeito da cidade.
Erica Mota, uma das professoras da escola, enfatiza a importâncias dos ensinamentos. “A gente ensina com experiências da vida e fazemos vários tipos de experimentos com eles. Mostramos que o óleo não se mistura com a água e, assim, eles já vão entendendo, desde cedo, a importância do descarte correto do óleo.”
“Se isso for jogado nos matos ou nos rios, os animais podem morrer, polui o ar e a gente pode até ter um enfarte”, diz Stella dos Reis, de nove anos.
Crianças de uma escola em Jundiaí (SP) aprendem sobre descarte irregular de óleo de cozinha
TV TEM
“Além de incentivar os nossos filhos a fazerem as coisas certas, eu acho que isso ajuda muito o meio ambiente também, né? Porque o meio ambiente é o que os nossos filhos vão desfrutar daqui a alguns anos. Se a gente não cuidar do nosso planeta agora, como é que vai ser no futuro?”, conta Aline Sobrinho, mãe de um dos estudantes.
Além da preocupação com o meio ambiente, as escolas participam de uma dinâmica: a instituição que arrecadar mais litros proporcionais ao número de alunos ganhará mochilas, livros e um passeio.
Atualmente, 35 escolas fazem parte dos pontos de coletas, em um sistema de rodízio. No total, 105 instituições participam do projeto. Desse modo, os pontos de coleta vão mudando a cada mês.
Jundiaí (SP) já conta com mil litros de óleos de cozinha descartados
TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.