O que fazer em Praia Grande SC em 2 dias

Cânions e voos de balão são sinônimos de Praia Grande SC, cidade do extremo Sul catarinense que divide com o Rio Grande do Sul os paredões rochosos de milhões de anos.

Intitulada de “Capital dos Cânions“, o município tem na natureza e nas atividades que se pode fazer nela seus principais atrativos. E não são poucos: seja por terra, atravessando a fenda dos cânions; por ar, sobrevoando-os com balão; ou por água, nos rios e cachoeiras que banham a cidade, há muita beleza a se conhecer e emoções a se viver em Praia Grande SC.
Confira a seguir nosso roteiro de dois dias por lá!
Roteiro dia 1 em Praia Grande SC
Para o seu primeiro dia em Praia Grande SC, recomendamos acordar cedo, antes mesmo do sol, para vê-lo nascer em um dos atrativos turísticos da cidade.
Nascer do sol: no voo de balão, em cavalgada ou do alto do morro

1
3

Voar de balão é uma das principais experiências turísticas em Praia Grande – SC – Acervo Secretaria de Turismo de Praia Grande

2
3

Cavalgadas ao amanhecer são uma boa forma de iniciar o roteiro de dois dias em Praia Grande – SC – Nicolas Amaya/Canyons e Peraus/Divulgação

3
3

Vista do alto do Morro do Cabrito, em Praia Grande – SC – PMPG/Divulgação

Uma das principais experiências turísticas de Praia Grande SC é voar de balão sobre os cânions do município. Inúmeras operadoras de turismo oferecem a atração, que ocorre todos os dias do ano, se as condições climáticas forem favoráveis.
O nascer do sol é um dos horários mais especiais para a prática, que dá a chance ao turista de admirá-lo em uma vista panorâmica que contempla os paredões rochosos quilométricos, rios, o núcleo urbano de Praia Grande SC e até a planície litorânea do Estado. A experiência completa, considerando transporte, instruções e o voo em si, leva em torno de duas horas.
Aos que preferem a terra firme, há igualmente opções para assistir ao nascer do sol em Praia Grande SC. Uma delas é cavalgar pela Serra do Faxinal com direito a parada em mirante com vista para cânions, morros e vales e, dependendo da operadora, está incluso até cesta de piquenique.
Por fim, do alto do Morro dos Cabritos a vista 360º também é especial. Embora não precise de guia para acessá-lo, é recomendável já que a trilha até ele não é sinalizada.
Pelo interior: passeios off-road de 4×4, UTV ou quadriciclo

1
3

Passeio de 4×4 de Praia Grande – SC até Três Forquilhas – RS – Nicolas Amaya/Canyons e Peraus/Divulgação

2
3

Passeio de UTV em Praia Grande-SC – UTV Power Canyons/TripAdvisor

3
3

Passeio de quadriciclo com vista para os cânions de Praia Grande – SC. – Eco Canyons/TripAdvisor (2)

Para o restante do dia, você pode optar por desbravar o interior de Praia Grande SC e suas divisas com o Rio Grande do Sul em passeios por estradas de terra, em meio à mata e até cruzando rios. Para essas experiências, reserve em média quatro horas.
De 4×4 há operadoras que oferecem passeios pela Rota das Cascatas, que contempla duas trilhas e três cachoeiras e termina na cidade de Três Forquilhas (RS) com direito a um piquenique.
Com o rústico UTV, é possível desbravar 16 quilômetros de estrada passando por antigas estradas tropeiras e por dentro de rios com vista panorâmica para os cânions.
Ou então você pode pilotar um quadriciclo percorrendo plantações de banana e pitaya, com direito à parada na cachoeira Pérola Negra e balanço infinito com vista para os cânions.
Pelas águas: rapel em cachoeiras ou boia cross

1
2

Em Praia Grande há diversos paredões e cachoeiras onde é possível praticar rapel – Nicolas Amaya/Canyons e Peraus/Divulgação

2
2

O Boia cross em Praia Grande pode tanto ser uma atividade radical quanto mais tranquila, dependendo do trajeto que escolher – Alan Ramos Nichele/South Adventure/Divulgação

Se a aventura não for por terra, pode ser pela água. Pelo território de Praia Grande SC correm vários rios por entre as fraturas dos cânions ou que despencam por suas paredes e de outros morros em forma de cachoeira.
Em vários desses paredões por onde escorrem as águas de cachoeiras é possível praticar rapel. A cachoeira Magia das Águas, a Cachoeira do Bugio e as mais de dez da Serra do Faxinal são algumas opções, além de paredões secos, como no Morro da Bergamota, onde também é possível que pessoas experientes e iniciantes pratiquem.
Pelas águas do Rio Mampituba, o principal de Praia Grande SC, a aventura pode ser com boia cross. Em trajetos que variam entre níveis fáceis, moderados e difíceis e levam de 1h30 a 3h30 para serem percorridos, a pessoa é conduzida pelo rio, cercado pela Mata Atlântica e com vista para alguns dos cânions da cidade.
A experiência independe da estação do ano, já que a operadora oferece roupas de neoprene para garantir o conforto térmico dos aventureiros. A diferença é que durante o verão, o clima fica mais convidativo para nadar no rio após a expedição.
Se as experiências mais radicais não combinam com você, pode então reservar parte do roteiro do primeiro dia em Praia Grande SC para fazer pequenas trilhas com lindas vistas para as cachoeiras.
É o caso lado Sul do Cânion Índios Coroados, onde se avista as cachoeiras gêmeas. Há também a Cachoeira dos Ventura, a Cachoeira Magia das Águas, a do Funil, entre outras. Nestas últimas há cobrança de taxa de entrada.
Roteiro dia 2 em Praia Grande SC
O roteiro do dia inicia com a sugestão de trilhas pelos cânions da cidade do extremo Sul de Santa Catarina. Como eles ficam dentro de parques nacionais com horários de funcionamento que podem ir apenas até às 13h, o ideal é que a visita seja pela manhã. Até porque algumas trilhas são longas e demoradas.
Pela manhã: os cânions de Praia Grande SC

1
3

Trilha do Rio do Boi, no interior do Cânion Itaimbezinho, em Praia Grande-SC – PMPG/Divulgação

2
3

Cânion Malacara em Praia Grande – SC – Arquivo Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

3
3

Cânion Fortaleza, cuja trilha de acesso é pela cidade de Jacinto Machado – Ênio Frassetto/PMJM/Divulgação

Se você gosta de fazer trilhas, não perca a oportunidade de fazê-las em meio aos cânions. Eles ficam dentro de duas áreas de proteção: o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, onde as entradas são cobradas e precisam ser feitas na companhia de um guia certificado.
Pela cidade de Praia Grande SC é possível acessar o interior do Cânion Itaimbezinho, via Trilha do Rio do Boi. São aproximadamente 14 quilômetros de percurso a pé, incluindo pelo leito do rio, feitos em cerca de 6 horas (ida e volta).
Fora ele, é possível acessar o Cânion Malacara por trilha moderada, em cerca de 4 horas totais de caminhada. Já pela cidade vizinha de Jacinto Machado se tem acesso ao Cânion Fortaleza, pela trilha do Tigre Preto. Essa e a trilha do Rio do Boi são as de maior nível de dificuldade.
Operadoras de turismo de Praia Grande SC também fazem excursões na borda dos cânions, na parte alta, pertencente ao Rio Grande do Sul. Na parte superior do Cânion Itaimbezinho, por exemplo, as trilhas são curtas, leves e com terreno quase totalmente plano.
Ali, inclusive, não é preciso estar com um condutor. Especialmente no verão, prefira os horários mais cedos, com temperaturas mais amenas, menor chance de neblina e maior visibilidade dos paredões e das cachoeiras.
Pelo Centro da cidade: Parque Municipal Poço do Bira
A cidade do extremo Sul de Santa Catarina é cercada por cânions, como um vilarejo protegido por muralhas – Foto: Prefeitura Municipal de Praia Grande/Divulgação
Centro de Praia Grande, com o Balneário Mampituba à frente e a Igreja Matriz de São Sebastião ao fundo – Foto: PMPG/Divulgação
Se de manhã você resolveu fazer uma atividade mais intensa como uma trilha em meio aos cânions, à tarde, que tal um pouco mais de tranquilidade? Sugerimos uma volta pelo Centro de Praia Grande SC, incluindo uma parada na Igreja Matriz de São Sebastião e muitas fotos do núcleo urbano emoldurado pelos cânions ao fundo.
Também na região central, você encontra o Parque Municipal Poço do Bira, conhecido como Balneário Mampituba. Com acesso gratuito, ao redor do rio que corta o centro, a área gramada é convidativa para um piquenique e, em dias mais quentes, para um bom banho nas águas fluviais.
Por fim, outra opção para encerrar o roteiro por Praia Grande SC é fazer a trilha do Cânion Índios Coroados e a do Morro dos Cabritos, ambas de curta extensão e com bonitas vistas.
As duas ficam bem próximas uma da outra, na Serra do Faxinal, e têm acesso livre. Isso, se você não estiver com as perdas doendo de tanto caminhar ou se já não tiver ido até elas para contemplar o nascer do sol.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.