Discurso que alimenta o ódio e mais: Podemos fecha acordo com Jorginho Mello

Jerônimo Rodrigues deu declaração infeliz – Foto: Amanda Ercilia/GovBa/ND
A declaração do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao afirmar que os eleitores de Jair Bolsonaro “poderiam ir todos para a vala”, não é apenas infeliz — é perigosa e absolutamente condenável.
Mesmo em um ambiente político desgastado pela polarização, há limites morais e éticos que não podem ser ultrapassados, especialmente por alguém que ocupa um cargo de chefia no Executivo estadual.

A tentativa posterior de amenizar a situação, alegando que se tratava de uma metáfora sobre a pandemia, não ameniza o fato. O governador não é um cidadão comum em uma conversa de bar. Ele representa o Estado, é responsável por milhões de vidas, inclusive das que votaram em adversários políticos. Esse tipo de discurso alimenta o ódio, reforça a divisão e legitima a intolerância.
Quando um governador se permite esse tipo de fala, ele valida que o debate político pode ser reduzido a agressões verbais e simbólicas. O papel de um líder não é fomentar o rancor, mas conduzir com responsabilidade, empatia e visão. Jerônimo Rodrigues falhou e reconheceu a falha. Não se pode normalizar o discurso de ódio.
Se o Brasil quiser mesmo superar sua crise política e moral, declarações como essas devem ser repudiadas com firmeza.
Ajuda
Travada há quase um mês na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc, a PEC que modifica o Hino de Santa Catarina deve ficar “adormecida” até o autor da ideia, deputado Ivan Naatz (PL), conseguir os votos necessários na comissão.
A proposta chegou a ser debatida na CCJ e quase foi arquivada com o pedido de vista e voto contrário do deputado Fabiano da Luz (PT), que tinha a seu favor a maioria dos parlamentares. Porém, um novo pedido de vista de Mauro de Nadal (MDB) travou a votação.
Nos bastidores, é claro o gesto de Nadal para ajudar Naatz, que teria a proposta arquivada se não fosse o pedido do deputado emedebista. A ideia é dar tempo para o parlamentar convencer os outros a votarem a favor de sua proposta.
Podemos e Jorginho
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), deu mais um passo estratégico com vistas ao cenário eleitoral de 2026. Nos bastidores da Casa D’ Agronômica se confirma a costura de um acordo com o Podemos, que deve integrar sua base de apoio nas próximas disputas.
A conversa foi fechada com a deputada estadual Paulinha, presidente da sigla em Santa Catarina. O Podemos que já dava apoio ao governo na Alesc agora firma aliança com vistas em 2026.
O Podemos nacionalmente está em processo de fusão com o PSDB. A incorporação pode levar a mudanças na estrutura partidária estadual. Apesar disso, Paulinha Silva afirma que o partido mantém uma base sólida para as eleições de 2026, com respaldo da executiva nacional. Com a fusão, o novo partido terá cinco deputados estaduais.
Aeromédico
Responsável pelo serviço de transporte aeromédico durante o governo Carlos Moisés, a empresa Táxi Aéreo Hércules tenta atualmente suspender o contrato vigente do Estado com outra operadora. A empresa esteve no centro de uma polêmica ao utilizar uma aeronave de resgate para transportar o ex-governador até Bonito (MS), em janeiro de 2022. O relatório oficial do voo ainda não foi apresentado.
SC Day
O governo de Santa Catarina realizará, no próximo dia 12, o SC Day in New York, na sede do BTG Pactual, em Manhattan, evento voltado à promoção do Estado como destino estratégico para investimentos internacionais. O objetivo é apresentar Santa Catarina como destino para investimentos, destacando áreas como inovação, infraestrutura e comércio exterior.
Estarão presentes o governador Jorginho Mello, secretários de Estado, Mário Cezar de Aguiar (Fiesc), Gabriel Bottos (Vesper Biotechnologies), André Esteves (BTG Pactual) e Diego Brites Ramos (Acate). A realização é da Secretaria de Articulação Internacional e da InvestSC.
Consulado
O embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi (foto), participa hoje, às 11h30, em Florianópolis, da inauguração do Consulado Honorário do Reino do Marrocos na capital catarinense. O evento contará com a presença do cônsul honorário do Marrocos em Florianópolis, Wilfredo Gomes. Este novo consulado promete fortalecer os laços entre o Reino do Marrocos e Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.