
O estado de São Paulo terá uma ‘virada’ no clima nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a queda na umidade do ar. Segundo a Defesa Civil, o calor deve voltar por conta de um bloqueio atmosférico, que vai impedir a formação de chuva a partir desta quarta-feira (7).
Os dias devem ficar mais abafados em algumas áreas já nesta terça (6), como no litoral paulista e na região de Presidente Prudente. No dia seguinte, todo o estado vai começar a perceber os efeitos do bloqueio atmosférico, que impede o avanço de massas de ar e favorece o clima mais seco e quente.
Até sábado (10), os paulistas viverão em um período de grande amplitude térmica. Na capital, as temperaturas devem variar entre 17 °C nas madrugadas e 30 °C durante as tardes.
Já no interior, os termômetros podem oscilar ainda mais: na região de Presidente Prudente, as máximas podem chegar aos 35 °C e as mínimas aos 20 °C, enquanto as cidades próximas a Marília e Ribeirão Preto podem registrar 34 °C de dia e 20 °C à noite. Nas regiões de Campinas e Sorocaba, a previsão é de máximas de 33 °C e mínimas de 18 °C.
O cenário tende a mudar gradualmente a partir de sexta-feira (9), quando o bloqueio atmosférico já vai ter se dissipado e uma frente fria se aproximará do Sudeste. Apesar das temperaturas em alta ainda no sábado, com a volta da precipitação, o clima tende a ficar mais ameno já na manhã de domingo (11).
Baixa umidade relativa do ar
A Defesa Civil também alerta para níveis críticos da umidade relativa do ar em São Paulo para os próximos dias. Segundo o órgão, o patamar deve ficar abaixo dos 30%, sobretudo nas regiões do interior do estado.
“A situação exige atenção redobrada com a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A previsão indica que a chuva deve retornar apenas no sábado, dia 10”, diz a Defesa.
A recomendação do órgão é que a população evite a prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia, mantenha-se hidratada, umidifique os ambientes e busque abrigo do sol, especialmente entre 10h e 16h.