Petista chegou ao ministério da Fazenda aos 60 anos; idade de Fernando Haddad contrasta com seu eleitorado – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Fernando Haddad ocupa o importante ministério da Fazenda, responsável pelas finanças públicas do Brasil. Ele chegou ao cargo aos 60 anos, após passar pelo ministério da Educação, pela prefeitura de São Paulo e ser candidato a presidente na única derrota do PT (Partido dos Trabalhadores) no século. A idade de Fernando Haddad, porém, passa despercebida.
Sua aparência mais jovem e bom trânsito com o eleitorado jovem ajudam com essa imagem. Mas, do início do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em diante, apenas Paulo Guedes (69 anos, em 2019) e Henrique Meirelles (70 anos, em 2016) assumiram a Fazenda acima da idade de Fernando Haddad.
Sobre o eleitorado, pesquisas realizadas durante a campanha do governo de São Paulo, em 2022, apontavam vantagem do petista entre os eleitores paulistas com menos de 35 anos. Daí em diante, a vantagem era de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi eleito.
Completa o quadro, o fato de Fernando Haddad ter se popularizado e ganhado mais espaço no partido em um processo de renovação da sigla. E, apesar de ter se filiado ao PT aos 20 anos, foi ter seu primeiro cargo público apenas com 38.
Qual a idade de Fernando Haddad?
Fernando Haddad tem 62 anos e ocupa a cadeira de ministro da Fazenda desde o dia 1º de janeiro de 2023, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu seu terceiro mandato como Presidente da República.
Mas foi longe do poder que cresceu o petista. Seu pai, Khalil Haddad, nasceu no Líbano, no Oriente Médio, onde era agricultor. No Brasil foi um importante membro da comunidade libanesa e comerciante de tecidos na famosa Rua 25 de março, onde Fernando trabalhou.
Sua mãe, Norma Thereza Goussain Haddad, é brasileira, filha de libaneses. Apesar de crescer longo dos círculos de poder, a família tinha vida confortável. Fernando Haddad estudou em colégios particulares e frequentou o tradicional Esporte Clube Sírio.
Dividiu os estudos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP (Universidade de São Paulo), onde ingressou aos 18 anos, com os trabalhos no comércio atacadista do pai.
A idade de Fernando Haddad era de 22 anos quando se formou em Direito e 25 ao se casar com a dentista Ana Estela Haddad, em 1988. Concluiu o mestrado em Economia, aos 27, e o doutorado em Filosofia, aos 33. Todos pela USP.
Primeiro cargo público
Após atuar na iniciativa privada, em empresas como o Unibanco, que em 2008, se fundiu ao Itaú, criando o Itaú Unibanco, hoje o maior banco privado do país, e como professor no Departamento de Ciência Política da USP, chegou ao seu primeiro cargo público. Na época, a idade de Fernando Haddad era 38 anos.
Fernando Haddad assumiu em 2001 o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy (SP).
A pasta chefiada por João Sayad tinha como principal objetivo sanar as dívidas herdadas das gestões Paulo Maluf (passou por PDS, PPR e PPB durante o mandato) e Celso Pitta (PPB e PTN).
Chegada à Brasília aos 40 anos
O petista ficou dois anos na prefeitura de São Paulo e, em 2003, trocava a cidade natal pela capital federal. A idade de Fernando Haddad era 40 anos quando assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de Guido Mantega, no primeiro governo Lula.
Qual a idade de Fernando Haddad quando ele sucedeu Tarso Genro como ministro da Educação? Fato ocorreu em 2005, aos 42 anos – Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Cresceu rápido em Brasília. Ajudou a formatar a Lei de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e no ano seguinte se tornou Secretário-executivo do Ministério da Educação, então comandado por Tarso Genro. Em 2005, aos 42 anos, se tornou ministro da Educação.
Foi na sua gestão que surgiram projetos como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ensino fundamental de nove anos. Também reformulou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), instituiu o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e substituiu o antigo Fundef, focado no ensino fundamental, pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Prefeitura de São Paulo
O petista só deixou o ministério da Educação em 2012, já no governo Dilma, para concorrer a prefeitura de São Paulo contra José Serra (PSDB). Aproveitando os bons resultados na Educação e a aprovação recorde de Dilma, venceu as Eleições e se tornou prefeito prestes a completar 50 anos.
Qual a idade de Fernando Haddad quando se tornou prefeito de São Paulo? A conquista aconteceu dias antes de completar 50 anos – Foto: Heloisa Ballarini/Prefeitura de São Paulo
Na prefeitura, Haddad focou em mobilidade urbana e enfrentou grande resistência ao diminuir a velocidade máxima permitida nas marginais, ampliar a rede cicloviária e criar faixas exclusivas para ônibus, priorizando transporte público em detrimento dos carros.
Ainda foi durante seu período como prefeito que explodiram as manifestações de 2013, a operação Lava-Jato e o impeachment de Dilma. Tentou a reeleição, quando a idade de Fernando Haddad era de 53 anos, mas foi atropelado por João Doria (PSDB), que venceu no primeiro turno.
Derrota de 2018 e chegada ao ministério
Em abril de 2018, Lula foi preso após ser condenado em segunda instância por denúncias de corrupção oriundas da Operação Lava-Jato. Pré-candidato a presidente, o ex-metalúrgico manteve seu nome e chegou a registrar pedido de candidatura.
Qual a idade de Fernando Haddad quando disputou a presidência? Fato aconteceu quando ele tinha 55 anos, após a prisão de Lula – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Haddad, coordenador-geral do programa Lula de governo, foi anunciado como candidato a vice. Ele tinha 55 anos. Em setembro, a menos de um mês do pleito, o PT anunciou a desistência de Lula e a formação da chapa de Haddad com a deputada gaúcha Manuela d’Ávila. Os dois chegaram ao segundo turno, mas foram derrotados por Jair Messias Bolsonaro (então no PSL). Foi a única derrota do PT para o cargo no século.
Quatro anos depois, a idade de Fernando Haddad era 59 anos, e ele foi para mais uma disputa eleitoral. Com Lula e o ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB) enfrentando Bolsonaro, coube ao ex-ministro disputar o governo de São Paulo, quando foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Mas com a vitória de Lula, Fernando Haddad voltou à Brasília para assumir o cargo de ministro da Fazenda.