Prefeitura de Florianópolis vai ceder a praça a iniciativa privada; interessados poderão participar do edital que está prestes a ser lançado – Foto: Diogo de Souza/ND
A Prefeitura de Florianópolis vai abrir um processo para ceder a Praça Pio 12, localizada entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, no Centro, à iniciativa privada.
A concessão do espaço faz parte do projeto do Executivo de buscar parcerias para revitalizar pontos com potenciais turísticos da cidade.
O procedimento para concessão está sendo feito pela Secretaria de Licitações, Contratos e Parceria, aos cuidados de Katherine Schreiner.
Ela revela que nos próximos 10 dias deve abrir o edital para eventuais interessados.
A intenção é, além de revitalizar a praça, recolocar o estacionamento subterrâneo em funcionamento, bem como distribuir três quiosques pela praça.
O estacionamento tem dois pavimentos e o prazo de concessão será de 35 anos.
Quem percorre o centro da cidade, e não é de hoje, repara que o local sofre com o abandono em diferentes aspectos, além da desativação do estacionamento.
A praça, que tem localização privilegiada, virou sinônimo de desleixo, já que é ocupada por moradores em situação de rua, bem como usuários de drogas.
“A empresa fica com a obrigação de reformar a praça, o estacionamento e pagar uma outorga que a gente avaliou em R$ 2 milhões. Depois a intenção é [a empresa] pagar um percentual mensal do faturamento com o estacionamento e os quiosques”, explicou a secretária Katherine.
A expectativa é que a concessão esteja formalizada em até 60 dias.