Ex-PM acusado de mandar matar sócio é absolvido após cinco anos em Joinville – Foto: Claudio Dalledone Junior/Divulgação/ND
Cinco anos depois de ser acusado de planejar um atentado contra o próprio sócio, o policial militar reformado Guilherme José Bressan foi absolvido em júri popular realizado nessa quarta-feira (7), em Joinville, no Norte catarinense. O crime ocorreu em 5 de maio de 2020.
Segundo a defesa, os jurados reconheceram que Bressan não foi o mandante da tentativa de homicídio contra um também ex-PM e então sócio de Bressan.
A estratégia adotada pelos advogados foi a “negativa de autoria” — quando se contesta que o acusado tenha de fato cometido ou ordenado o crim
“A absolvição por negativa de autoria era medida de justiça. A defesa comprovou que Bressan foi vítima de uma grande armação e categoricamente apontou os verdadeiros envolvidos no crime”, disseram os advogados Claudio Dalledone Junior e Renan Canto
Relembre o caso de ex-PM acusado de mandar matar sócio
Na tarde de 5 de maio de 2020, um homem entrou em um estabelecimento comercial e atirou contra o sócio. A vítima foi atingida na região da costela, boca e braço, mas sobreviveu. Ele foi socorrido e passou por cirurgia no Hospital Municipal São José, onde permaneceu internado por 17 dias.
Segundo a acusação, Bressan teria articulado e financiado a tentativa de execução do ex-sócio, motivado por um suposto desacordo financeiro. Contudo, a defesa afirmou que outros dois homens, um ex-agente penitenciário e um amigo próximo, seriam os verdadeiros autores da trama.
O caso só começou a envolver Bressan em outubro de 2020, quando ele foi denunciado. Até então, os dois ex-PMs teriam inclusive mantido a sociedade comercial.
Durante o julgamento, a defesa apontou inconsistências nos depoimentos e fragilidade nas provas que ligavam Bressan ao crime. O conselho de sentença considerou que não havia elementos suficientes para condenação, e o ex-PM foi absolvido de todas as acusações.
Ao ser informado da decisão, Bressan se emocionou e agradeceu aos advogados pela atuação no caso.
Confira o vídeo:
Guilherme José Bressan foi absolvido em júri popular nesta quarta-feira (7) – Vídeo: Claudio Dalledone Junior/Divulgação/ND