O vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba, ingressou na justiça paranaense onde questiona as viagens de Janja entre os meses de março de 2024 e maio de 2025.
A ação questiona as diversas agendas cumpridas pela primeira-dama. As que ganharam destaque pelo vereador são as de Nova Iorque, no ano passado, Roma, Paris, Moscou e São Petersburgo em 2025.
Vereador de Curitiba ingressa na justiça contra viagens de Janja – Foto: Divulgação Novo/ND
No processo, o vereador afirma que as viagens de Janja são custeadas com recursos públicos e por não ocupar cargos públicos não deveria usufruir do benefício, com pagamento de hospedagem e alimentação, mas também com o custo de passagens aéreas.
A denúncia também traz a viagem à Rússia, que o presidente Lula cumpre, em visita ao presidente russo Vladimir Putin. No questionamento do vereador curitibano, está o fato que Janja foi quatro dias antes que Lula.
Janja posta foto no Kremilin, na Rússia e gera revolta de opostiores – Foto: Reprodução Redes Sociais
Viagens de Janja já foram alvo de críticas
Essa não é a primeira vez que as viagens de Janja são discutidas por políticos. A oposição tem feito duras críticas ao excesso de agendas da primeira-dama e, que os altos custos para o governo federal são inaceitáveis.
Em março deste ano, o presidente Lula respondeu às críticas. Antes de embarcar para o Vietnã, Lula disse que Janja não precisava responder ao que ele considera “molecagem” da oposição.
O posicionamento da oposição aumentou após ele ir de forma antecipada ao Japão. A primeira-dama foi uma semana antes que o presidente e isso atraiu atenção de quem é crítico ao governo atual. Na época, Janja chegou a dizer que foi com a equipe precursora e isso gerou economia com passagem aérea e hospedagem.