Abacate que ficou marrom ainda pode ser aproveitado? Especialistas explicam – Foto: Freepik/ND
Percebeu que seu abacate começou a apresentar uma coloração mais escura, mas não sabe identificar se ainda está próprio para consumo?
Não se preocupe, nem todo abacate que ficou marrom precisa ser jogado fora! Especialistas ensinam os sinais aos quais você deve ficar atento.
Oxidação e o abacate que ficou marrom
Segundo o médico e biólogo formado em Harvard Andrew Weil, quando a polpa do abacate é exposta ao ar, ocorre um processo natural chamado oxidação, que a torna amarronzada.
“Como todos os fãs de abacate sabem, eles podem ser frustrantes – podem ficar meio maduros por dias na sua cozinha e depois ficar moles e maduros demais da noite para o dia”, diz o especialista.
Weil ressalta, ainda, que embora seja seguro consumir um abacate que apenas começou a oxidar, o sabor pode ser alterado nessas áreas, que ele pessoalmente prefere remover.
Como evitar que o abacate que ficou marrom vá parar no lixo – Foto: Freepik/ND
A Healthline compara este processo ao que ocorre com maçãs cortadas, sendo uma reação química inofensiva.
Para minimizar isso em metades guardadas, o especialista de Harvard sugere aplicar suco de limão na superfície cortada.
Quando o abacate realmente estragou
Nem todo abacate que ficou marrom está apenas oxidado. A Healthline separou alguns sinais de alerta de que o abacate não está mais próprio para consumo e pode fazer mal.
Textura e casca: se o abacate estiver muito mole, pastoso ou com a casca quase preta e mole, é sinal de que passou do ponto;
Aparência por dentro: manchas pretas ou escuras por toda a polpa indicam que está estragado. Machucados pequenos podem ser retirados;
Odor e sabor: cheiro ou gosto azedo, químico ou rançoso são sinais de que a fruta estragou e deve ser descartada;
Mofo: qualquer sinal de mofo, mesmo na casca, já é motivo para jogar o abacate fora — ele pode ter se espalhado por dentro também.
Fique atento ao abacate que ficou marrom
Antes de jogar fora um abacate marrom, dê uma boa olhada.
É preciso ficar atento a alguns sinais que podem entregar que seu abacate que ficou marrom pode realmente estar impróprio para consumo – Foto: Freepik/ND
De acordo com o Healthline, se só estiver escurecido por fora, mas cheirar bem, tiver uma textura firme e sem manchas por dentro, você pode comer, é só remover a parte escura.
Mas se ele estiver muito mole, com manchas internas, cheiro ruim ou mofo, é melhor descartar.
Weil ressalta que abacates bem maduros, mas ainda bons, são perfeitos para receitas como vitaminas, guacamole e patês.