O que está por trás da foto entre Gusttavo Lima e políticos brasileiros – Foto: Instagram/Reprodução/ND
O que está por trás do encontro entre o cantor sertanejo Gusttavo Lima, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP (Progressistas), Ciro Nogueira?
Não é de hoje que o União Brasil flerta com Gusttavo Lima. Havia até a expectativa da filiação dele no partido, para ser um nome forte da sigla em 2026. A ficha não foi assinada em abril como era o esperado.
Mesmo com a negativa de concorrer à presidência, o cantor mantém elo forte com os principais articuladores políticos do Brasil. Tanto que, no fim de semana, se reuniram em um restaurante em Nova Iorque.
Rueda e Nogueira estão no centro das atenções por terem formado a maior bancada do Congresso Nacional e conquistado o maior volume de cargos eletivos no Brasil, com a Federação União Progressista.
Pelo que tudo indica, o casamento deu certo e a lua de mel promete bagunçar alguns projetos políticos para 2026. Sem Gusttavo Lima na linha de frente, mas não fora do palanque, surge uma nova proposta.
O grupo defendeu a candidatura de um dos Bolsonaro à presidência. Na conversa, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi o principal nome. Mas existe a possibilidade de ser Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e até mesmo Michelle Bolsonaro.
Ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro pode ser o nome para compor em 2026 – Foto: Isac Nóbrega/PR
No alinhamento, tem uma exigência: o nome de Ciro Nogueira para vice-presidência. O progressista ganhou apoio de Hugo Motta e Antônio Rueda. Pelo que tudo indica, há possibilidade dessa construção ganhar força.
No mesmo dia e aparentemente no mesmo restaurante, Rueda e Nogueiras se encontraram com Eduardo Bolsonaro. Na foto, também aparece o atual secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
Eduardo Bolsonaro também se reuniu com políticos que defendem ele à frente do processo eleitoral em 2026, pela direita – Foto: Reprodução Redes Sociais/ND
Ronaldo Caiado pode receber apoio de Gusttavo Lima
Na eminência de não amadurecer o projeto, também existe outro nome que já foi lançado como pré-candidato à presidência, pelo União Brasil. É o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
A regra seria invertida nesse caso, com Caiado à presidência e um Bolsonaro na chapa, ocupando a cadeira de vice. Agora, qualquer uma das opções vão ser levadas para discussão com a cúpula do PL.
A conversa que teve início na “Terra do Tio Sam”, vai tirar o sono de muita gente, já que a força política e união dos principais líderes no cenário atual, pode gerar dúvidas quanto ao resultado nas eleições de 2026, que até o momento está nebulosa.