‘Papa influencer’: Instagram do Papa Leão XIV ultrapassa 431 mil seguidores em apenas 2 horas

Vaticano cria Instagram do Papa Leão XIV – Foto: Vivian Leal/ND
O Instagram do Papa Leão XIV foi oficialmente lançado nesta terça-feira (13), conforme anunciado pelo Vaticano. A conta do novo pontífice segue apenas 20 perfis vinculados ao Vaticano e à Igreja Católica.
Até às 14h56, a plataforma já contabilizava mais de 431 mil seguidores pouco mais de duas horas após a criação do perfil, que utiliza o nome de usuário “Pontifex”, em referência ao termo latino para “pontífice”.

Em publicação no X (antigo Twitter), a Santa Sé convidou os fiéis: “Siga o Papa Leão XIV no Instagram”. Na descrição do perfil, o papa inscreveu a mensagem: “Que a paz esteja com todos vocês”.
A primeira publicação traz um carrossel de imagens de momentos importantes desde o início de seu pontificado, incluindo a bênção “Urbi et Orbi” logo após sua eleição, reuniões com cardeais e jornalistas, visita ao túmulo do Papa Francisco e a bênção dominical de 11 de maio.

1
3

Papa Leão XIV será mais ativo nas redes sociais, diz Vaticano – Vatican News/vaticannewspt/Instagram

2
3

Imagens dos primeiros atos do pontífice foram compartilhadas no Instagram – Vatican News/ND

3
3

Papa Leão XIV agora possui perfis no X (antigo Twitter) e no Instagram com o usuário @pontifex – Vatican News/vaticannewspt/Instagram

Instagram do Papa Leão XIV reúne discurso de estreia e imagens emblemáticas
O perfil do Instagram do Papa Leão XIV também publicou o primeiro discurso feito da varanda central da Basílica de São Pedro na última quinta-feira (8), traduzido para diversos idiomas. A mensagem foi reproduzida na íntegra na legenda da postagem inaugural.
“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”, declarou o pontífice.

O perfil se soma à tradição de presença digital iniciada por seu antecessor. O Papa Francisco também mantinha contas nas redes sociais, como o Instagram “Franciscus”, com cerca de 10,4 milhões de seguidores, e o perfil “Pontifex” no X, reforçando o vínculo da Igreja com os meios de comunicação contemporâneos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.