Foto mostra momento em que PM incendeia roupas de homem em situação de rua enquanto outros policiais o cercam, assistindo às agressões – Foto: Reprodução/ND
Um vídeo mostra policiais militares agredindo pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis. Gravadas na noite de segunda-feira (12), as imagens (assista abaixo) mostram PMs dando chutes e queimando dois indivíduos que estavam na rua Marechal Guilherme.
Em nota, a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) informou que um inquérito vai investigar a conduta dos agentes e afirmou que não compactua com excessos e violência.
Conforme dados do CaDúnico (Cadastro Único), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em julho de 2023, 2.287 pessoas estavam em situação de rua em Florianópolis e, ao todo, 8.824 pelo Estado.
A gravação mostra uma pessoa, que parece ser um homem em situação de rua, caminhando mancando quando um policial o aborda por trás e dá um golpe de cassetete em suas costas. Apesar do golpe, ele não reage e segue em frente, enquanto outros policiais aparecem andando na rua.
Logo em seguida, uma segunda pessoa, que dormia em frente a entrada coberta de um prédio, é cercado por policiais. Em um primeiro momento, um agente aparece segundo um pedaço de papelão que pega fogo, enquanto olha para a pessoa, que está agachado no chão pegando seus pertences.
Em seguida, um policial chega e dá um chute na vítima, que cai no chão. Quando ele tenta se levantar novamente e volta a juntar suas coisas, o policial que segurava o papelão passa o objeto em chamas na cabeça do homem e ao longo do seu corpo. A vítima cai de novo e tenta evitar que suas roupas peguem fogo. Nesse momento, mais policiais se aproximam para assistir às agressões e ele aparece cercado por seis agentes da PMSC.
A pessoa consegue se levantar e junta seu último pertence, um papelão onde dormia. Ele começa a andar e enquanto um policial o acompanha se afastar do local. Os policiais se dividem entre quatro viaturas e saem do local.
Assista o vídeo que mostra agressão contra homens em situação de rua
PMs agridem homens em situação de rua no Centro de Florianópolis – Vídeo: Reprodução/ND
O que a PMSC tem a dizer
Em nota, a PMSC confirmou a veracidade do vídeo e disse que a conduta policial será apurada em um inquérito policial militar.
O objetivo é “apurar todas as circunstâncias envolvidas e individualizar eventuais condutas que possam configurar crime por parte de profissionais envolvidos”, disse o comunicado.
A PMSC reforçou ainda que “a corporação esclarece que não compactua com qualquer tipo de excesso ou violência e que preza pela atuação dentro dos princípios legais, respeitando os direitos humanos e a dignidade de todos os cidadãos”.
Conforme a nota, após a investigação o caso será encaminhado para o Ministério Público e para o Poder Judiciário. A PMSC foi questionada se os policiais serão afastados durante o inquérito, mas não respondeu.
A prefeitura de Florianópolis também emitiu um comunicado, onde destacou as ações do município e reforçou que “os agentes encontram pessoas em situação de rua portando armas, facas e, principalmente, fazendo o uso de drogas, comprovando que essa população que chega na cidade está mais agressiva.”
Nesta terça-feira (13), a partir das 19h30, acontece um debate sobre “políticas públicas que tiraram centenas de pessoas das ruas”. A conversa faz parte do 3º Encontro Participa Floripa, na sede do Crea-SC, no bairro Itacorubi. O debate é gratuito e aberto ao público.