Veja como parar o soluço com práticas caseiras. — Foto: Imagem gerada por IA/ND
O soluço é uma ação involuntária produzida pelo diafragma (músculo que separa o peito do abdômen), com o fechamento da glote, a abertura da laringe, durante a inspiração, e afeta várias pessoas diariamente.
Confira a seguir quanto tempo pode durar um soluço e como eliminar de uma vez por todas aquele soluço que parece não passar nunca!
Como eliminar o soluço
Entenda o que é o soluço e quanto tempo ele pode durar. — Foto: Imagem gerada por IA/ND
Veja como você pode acabar com o soluço constante com soluções caseiras que podem ser testadas de qualquer lugar e que possuem alguma explicação por trás.
Caso os sintomas do soluço persistam, vale procurar um profissional da saúde para que ele investigue melhor as causas dessa contração involuntária que gera incômodo no corpo e atrapalha na rotina.
Prenda a respiração: fazer isso vai elevar a quantidade de gás carbônico (CO2) na sua corrente sanguínea e isso fará com que o seu corpo atue na contração do diafragma;
Beba água gelada: ingerir um líquido gelado pode estimular os nervos que atuam sobre o diafragma por conta da mudança de temperatura repentina;
Outras soluções caseiras:
Respire num saco de papel;
Coma uma colher de chá de açúcar granulado;
Puxe sua língua;
Tente arrotar propositalmente;
Traga os joelhos até o peito e mantenha essa posição até passar o soluço;
Relaxe e respire de forma lenta e controlada.
Levar um susto funciona para acabar com o soluço?
Será que susto resolve o soluço? Entenda a explicação por trás! – Foto: Pixabay/ND
O susto pode, sim, ajudar o corpo no fim do soluço. Basicamente, tomar um susto provocará uma reação de alerta no corpo, com alterações químicas que podem regular o funcionamento de um nervo que auxilia a inspiração do diafragma.
Qual a diferença entre inspiração e respiração?
Respiração é o processo completo pelo qual o corpo capta oxigênio do ar e elimina dióxido de carbono. Esse processo envolve duas etapas principais:
Inspiração — entrada de ar nos pulmões;
Expiração — saída de ar dos pulmões;
Quanto tempo dura o soluço?
Caso o soluço perdure por muito tempo, é recomendável procurar um médico. — Foto: Studioroman/ND
Uma crise de soluço pode durar alguns minutos, algumas horas ou até semanas. O soluço tende a melhorar, na maioria das vezes, em poucos minutos.
No entanto, é necessário ficar atento, pois crises de soluço podem ser sintomas de outras doenças, de origens respiratórias, digestivas, vasculares ou até relacionadas ao sistema nervoso central.
O Ministério da Saúde explica que existem, basicamente, três classificações de soluço quanto ao tempo de duração:
Soluços episódicos: que podem ser causados quando comemos demasiadamente, ou pela ingestão de bebidas gasosas, e até pelo hábito de mascar chiclete ou fumar;
Soluços persistentes: necessita investigação médica nos casos em que os soluços ultrapassem 48h;
Soluços intratáveis: são mais graves e podem causar desnutrição, insônia, fadiga, estresse mental entre outros prejuízos que afetam diretamente a rotina.
Ansiedade causa soluço?
Segundo o Ministério da Saúde, o soluço pode ter, sim, causas de origem psicológicas como a ansiedade, a tristeza, a angústia e até a depressão. Por isso, é importante procurar uma ajuda médica para identificar a origem do problema e os possíveis tratamentos para acabar com o soluço em casos mais graves.
*Com informações da Biblioteca da Saúde do Ministério da Saúde e do portal de saúde norte-americano Healthline.
Procure orientação profissional de saúde As informações sobre saúde e bem-estar publicadas neste conteúdo têm caráter informativo e não substituem o diagnóstico ou tratamento feito por profissionais. Se você estiver com sintomas ou dúvidas relacionadas à sua saúde física ou mental, procure um médico ou profissional habilitado.