
Atendimentos odontológicos, consultas e exames de imagem estão entre os serviços que serão ofertados de 18 a 22 de maio na comunidade Cametá. Projeto Amazone-se e ONG Por 1 Sorriso na ação realizada em Aveiro em agosto de 2024
Divulgação
A partir deste domingo (18) até o dia 22 de maio, moradores da região ribeirinha de Aveiro, no oeste do Pará, terão acesso a serviços de saúde durante a expedição conjunta do Projeto Amazone-se e da ONG Por 1 Sorriso. As ações serão concentradas na comunidade Cametá, onde uma grande estrutura foi construída ao longo desta semana para acomodar os profissionais de saúde e para os atendimentos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Desta vez, além de consultas médicas em várias especialidades, exames de imagem e dispensação de medicamentos, serão ofertados serviços odontológicos. Para isso, 24 odontólogos da ONG Por 1 Sorriso estarão participando da expedição. Entre pessoal de enfermagem, médicos e odontólogos, serão 56 profissionais de saúde do Amazone-se e da ONG Por 1 Sorriso, e mais 10 profissionais disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Aveiro.
A coordenadora do Projeto Amazone-se, Carolina Machado, contou ao g1 que a equipe está feliz e ansiosa para essa nova vivência em Aveiro.
“Estamos bem felizes para a segunda vivência em Cametá, estamos indo com pediatras, dermatologista, ginecologista, e também odontólogos da ONG Por 1 Sorriso. A gente começa a atender no dia 18, e a expectativa é grande, porque em agosto de 2024 nós tivemos mais de 1139 atendimentos. Então a ideia é que a gente consiga bater esse número. Mas não é só a gente bater o número, é manter a essência do Amazone-se que é o atendimento com humanização, olho no olho e tudo o que a gente consegue construir em colaboração”, destacou.
Na quarta-feira (14), o secretário municipal de Saúde, Hiroito Tabajara, acompanhou o transporte de medicamentos e equipamentos que serão usados durante a expedição.
“Além de medicamentos, levamos um aparelho de ultrassonografia da Semsa, que será usado pela equipe do Amazone-se, que entrará com mais três aparelhos para realização de exames de imagem. Na comunidade, algumas barracas estão sendo preparadas para os atendimentos. Além disso, chegaram três toneladas de equipamentos da Amazone-se e da ONG Por 1 Sorriso, que já estão sendo montados”, contou o secretário de Saúde.
A montagem dos equipamentos é feita por um técnico, que conta com o auxílio de um eletricista cedido pela prefeitura, que ficará na comunidade durante toda a expedição para fazer as ligações necessárias e atender qualquer eventualidade relacionada a energia elétrica. Na área da saúde bucal, a expedição ofertará da limpeza dentária à confecção de próteses. No local, foram montadas 14 cadeiras odontológicas para a realização dos procedimentos.
“Essa é uma parceria muito importante para o nosso município. A Prefeitura entra com apoio logístico, nossa equipe local, medicamentos e insumos, e a estrutura. A comunidade acolhe a equipe, são montadas barracas de palha para os atendimentos, e o Projeto e a ONG Por 1 Sorriso entram com seus equipamentos, medicamentos e profissionais altamente capacitados para a realização dos serviços”, destacou Hiroito Tabajara.
Barracas de palha foram montadas na comunidade Cametá para os atendimentos da expedição
Divulgação
As barracas são montadas por comunitários de Cametá. A comunidade também prepara a alimentação de todos os voluntários envolvidos nos preparativos para a expedição.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região