Médico é indiciado em SC após morte de influenciador em anestesia para tatuagem – Foto: @ricardo.godoi.oficial/Instagram/ND
A morte do influenciador de carros de luxo Ricardo Godoy em Itapema, Litoral Norte de Santa Catarina, durante um procedimento de anestesia para fazer uma tatuagem, no dia 20 de janeiro, chocou o todo o Brasil.
Nesta sexta-feira (16), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), pelo delegado Aden Claus, confirmou ao portal ND Mais que o médico anestesista, que teria feito o procedimento em Ricardo, foi indiciado por homicídio culposo.
Conforme o delegado, o órgão entendeu que o suspeito teria agido com negligência ao não solicitar mais exames específicos que poderiam indicar que a anestesia geral era arriscada e poderia levar o paciente a morte.
O inquérito policial já foi recebido pelo Ministério Público de Santa Catarina. A Promotoria ainda irá analisar se oferecerá ou não denúncia.
Morte de influenciador Ricardo Godoi levou a investigação policial – Foto: Brayan Brum/NDTV
Relembre caso de morte de influenciador em SC
Segundo a família, o Ricardo Godoi teria ganhado as tatuagens em uma parceria e ele iria fechar as costas. Para evitar dor no processo, ele teria optado pela anestesia, já que outros colegas haviam feito dessa forma.
Os familiares disseram à NDTV RECORD, na época, que estavam receosos quanto a este procedimento, mas o influenciador já teria tomado essa decisão. Outra informação é que ele teria usado anabolizantes por anos, mas teria parado há 5 meses, pois a esposa estava tentando engravidar.
Relembre caso de morte de influenciador Ricardo Godoi em SC – Foto: Redes Sociais/ Reprodução
Pouco antes da nota de falecimento, ele informou por meio dos stories que faria uma tatuagem nas costas, minutos depois, Godói postou: “Estou nesse momento entrando em um procedimento cirúrgico, só volto após às 16h”.
Cerca de 10 horas depois, o perfil postou a nota de falecimento: “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ricardo Godói às 12h”.
Segundo a Polícia Civil, o laudo pericial apontou que ele tinha hipertrofia no coração (desenvolvimento excessivo do músculo). Na certidão de óbito, as causas da morte são paradas respiratória e cardíaca devido ao uso de anabolizantes.
Médico é indiciado por homicídio em SC após morte de influenciador – Foto: Reprodução/Internet
Especialista aponta possíveis riscos de procedimento
Na época da ocorrência, o portal ND Mais conversou com um especialista para compreender os possíveis riscos que o procedimento anestésico poderia trazer no caso de Ricardo Godoi.
Segundo o cardiologista Raphael Boesche Guimarães, reações alérgicas, instabilidade cardiovascular e complicações graves, como paradas cardiorrespiratórias, podem ocorrer mesmo em pacientes saudáveis.
“Esse é um procedimento que deve ser feito exclusivamente em ambientes controlados, com monitoramento contínuo e equipe treinada para responder prontamente a complicações”, explica.
Especialista aponta possíveis riscos de procedimento – Foto: Divulgação/Freepik/ND
O médico ressalta que a anestesia geral para tatuagens, embora não seja proibida, deve ser tratada com extremo rigor. Nesses casos, a consulta pré-anestésica é essencial para avaliar os possíveis riscos.
Cardiologista aponta três pilares fundamentais para a segurança da anestesia:
Avaliação prévia completa: é indispensável identificar condições que possam aumentar os riscos, como problemas cardiovasculares;
Análise de riscos e benefícios: a decisão de utilizar anestesia geral deve levar em conta se o benefício compensa realmente os perigos;
Cumprimento de protocolos médicos: apenas equipes qualificadas e ambientes preparados devem realizar procedimentos com anestesia geral.