
Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas que não tiveram o benefício aprovado, têm até às 23h59 desta sexta-feira (16) para pedir o recurso.
Sendo assim, o recurso ainda pode ser reanalisado. Para ter direito à isenção da taxa, o candidato deve se enquadrar nos seguintes perfis:
- Têm direito à gratuidade pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados no 3ª ano do ensino médio em escola pública (em 2025).
- Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Prazo para justificar falta também termina hoje
Hoje também é o último dia para pedir solicitação de recurso nos casos em que o candidato teve o pedido de justificativa negado.
A justificativa foi exigida dos participantes que obtiveram isenção no Enem 2024, não compareceram aos dois dias de prova e desejam solicitar o benefício novamente nesta edição.
Enem 2025
Conforme divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Além disso, as inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, seja em universidades públicas, privadas e até do exterior.
As notas do Enem são utilizadas em programas como o Sisu, que seleciona candidatos para instituições públicas; o Prouni, que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares; e o Fies, que financia cursos de graduação em universidades privadas com pagamento após a formatura.