Olhar o extrato virou um desafio emocional moderno para muitas pessoas – Foto: Getty Images/Reprodução/ND
Evitar o extrato bancário virou hábito para muitos brasileiros. Suor frio, taquicardia e ansiedade são apenas alguns dos sintomas de quem sente pavor ao abrir o app do banco.
Mas esse medo vai além da falta de dinheiro. Trata-se de uma condição que exige atenção emocional e até apoio psicológico em alguns casos.
Por que tanta gente tem medo de olhar o extrato bancário
Abrir o aplicativo do banco, ver notificações de movimentação ou apenas pensar no extrato bancário pode causar um verdadeiro desconforto físico e emocional em milhares de pessoas.
Segundo estudos recentes, mais de 40% dos brasileiros evitam olhar o extrato por medo de se deparar com gastos maiores que os rendimentos. Pode parecer simples, mas está relacionado a algo mais profundo: a fobia financeira.
O que é fobia financeira
O termo foi criado pelo psicólogo inglês Brendan Burchell em 2003. Ele define a fobia financeira como um quadro de medo, ansiedade ou repulsa em lidar com dinheiro, que pode gerar sintomas como tremores, sudorese e taquicardia.
1
6
Sentir medo de ver saldo bancário é mais comum do que se imagina – Getty Images/ND
2
6
Para muitos, o extrato representa mais do que números – Getty Images/iStockphoto/ND
3
6
O cartão de crédito pode dar sensação de controle, mas gerar pânico com o extrato no fim do mês – Pixabay/Reprodução/ND
4
6
O extrato bancário virou símbolo da ansiedade financeira – Getty Images/ND
5
6
Evitar ver o saldo após compras no cartão pode indicar fobia financeira – Drazen Zigic/Freepik/ND
6
6
Fugir do extrato bancário pode piorar o problema – Getty Images/iStockphoto/ND
Embora muitas vezes associada à falta de dinheiro, a fobia pode atingir até quem tem boa saúde financeira. Basta que o simples ato de conferir contas gere um bloqueio emocional.
Não é só sobre dívidas
É um erro comum pensar que só pessoas endividadas desenvolvem esse medo. A fobia pode surgir em qualquer contexto, até mesmo em quem está com tudo em dia.
Para quem vive esse quadro, o extrato bancário se torna um gatilho de ansiedade – mesmo quando o saldo está positivo. Evitar o contato com boletos, faturas ou tributos pode gerar atrasos, multas e ainda mais estresse.