Projeto de lei sobre a Rota Big Surf promete transformar o turismo no Sul de Santa Catarina – Foto: Gabriel Gomes/Divulgação/ND
A Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) está prestes a implementar um novo atrativo turístico para o Sul de Santa Catarina. O projeto de lei, que prevê a criação da Rota Big Surf, tem como principal objetivo tornar o estado uma referência no turismo local e no surfe de ondas grandes.
Além de promover o esporte, gerar emprego e movimentar a economia local, a estrutura das cidades também será aprimorada para receber visitantes e atrair investimentos. A nova rota será estabelecida nos seguintes municípios: Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna, conectando-os a Tubarão, em um modelo de turismo integrado.
Rota Big Surf oferecerá experiência completa aos turistas
Cada cidade terá uma função estratégica, como o caso de Tubarão. Apesar de não estar localizada no litoral, servirá como centro de apoio urbano, oferecendo infraestrutura, serviços de saúde, hospedagem e comércio.
A ideia principal é oferecer uma experiência completa para todas as pessoas que visitarem os locais para surfar, acompanhar eventos ou simplesmente conhecer um pouco mais da cultura do surfe.
Rota Big Surf oferecerá uma experiência completa aos turistas – Foto: @bredoliveira/Divulgação/ND
Lei foi proposta pelo presidente da Amurel
O projeto de lei foi iniciado pelo prefeito de Tubarão e atual presidente da Amurel, Estêner Soratto, quando ainda era deputado estadual. Em entrevista ao ND Mais, o presidente relatou como a iniciativa surgiu e quais foram os andamentos para colocá-la em prática.
“A partir de um diálogo com as lideranças do setor turístico e esportivo da região Sul, identificamos que, em um raio de aproximadamente 100 quilômetros, temos algumas das melhores ondas grandes do Brasil, reconhecidas por surfistas do mundo inteiro. Percebemos que era preciso organizar essa potencialidade em uma rota integrada, com planejamento e foco no desenvolvimento regional”, declarou.
A Rota Big Surf, proposta em dezembro de 2024, ainda não foi aprovada pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e está em tramitação. O texto que dispõe sobre a proposta segue para análise da Comissão de Turismo.
A ideia principal é oferecer uma experiência completa para todas as pessoas que visitarem os locais para surfar – Foto: Reprodução/Google Maps/ND
Assim que a lei for aprovada integralmente, o prefeito de Tubarão afirma que intensificará a articulação com o trade turístico, com as prefeituras e com o Governo do Estado de Santa Catarina para viabilizar a implementação da rota.
“Com a legalização da rota, poderemos buscar recursos estaduais, federais e até internacionais para promover o destino e melhorar a infraestrutura. A expectativa é que, ainda este ano, iniciemos as primeiras ações práticas de estruturação e promoção da Rota Big Surf”, enfatiza o presidente da Amurel.
Novo projeto busca melhorar o turismo local e promover a economia no Sul catarinense – Foto: Ao Sul Natural/Divulgação/ND