
Uma cena incomum chamou a atenção de banhistas e moradores de Marbella, na Espanha: um tubarão-peregrino, o segundo maior peixe do mundo, foi avistado nadando próximo à costa da cidade. As informações são do El Español.
Segundo especialistas, trata-se de uma fêmea acompanhada de seu filhote, em direção ao Estreito de Gibraltar — possivelmente a caminho do oceano Atlântico.
Juan Antonio López, diretor da Fundação Aula del Mar Mediterráneo, explicou ao El Español que esse tipo de aparição é rara na região.
Os últimos registros na província de Málaga ocorreram apenas em 2020 e 2023. “Em 35 anos, nunca tínhamos visto nada parecido”, afirmou o pesquisador.
O tubarão-peregrino é uma espécie pelágica e migratória, o que significa que costuma nadar por grandes distâncias em mar aberto e raramente se aproxima da costa. No entanto, durante a primavera e o verão, esses animais podem chegar mais perto do litoral ao seguir bancos de plâncton — sua principal fonte de alimento.
Apesar do tamanho imponente, a espécie é completamente inofensiva.
“Eles se alimentam de microcrustáceos e larvas de peixes. Para isso, abrem a boca, dilatam bastante e engolem a água, de forma semelhante às baleias”, explicou López.
Sem dentes visíveis e sem interesse por presas maiores, os tubarões-peregrinos não representam perigo para humanos.
Confira o vídeo: