Topázio manda recado a Lula durante evento com prefeitos – Foto: FECAM/Divulgação
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), esteve na abertura da Marcha dos prefeitos, nesta terça-feira (20), em Brasília. O evento reuniu milhares de prefeitos e lideranças municipalistas de todo o país. Em entrevista à NDTV, Topázio alfinetou o presidente Lula (PT), cobrando uma postura mais clara em relação à PEC 66, principal pauta da marcha.
“Dizem que ele tinha apoio à PEC 66 no discurso escrito, mas como ele não seguiu o discurso, ele não verbalizou o apoio dele. A gente espera que ele realmente apoie. Que a PEC realmente passe no Senado e na Câmara, que seja implantada, porque isso é um alívio aos municípios”, afirmou o prefeito em entrevista à jornalista Danila Bernardes, da NDTV.
Topázio manda recado a Lula em Brasília
Topázio manda recado a Lula durante Marcha dos Prefeitos – Vídeo: Luiz Rodrigues/NDTV
A proposta de emenda à Constituição (PEC 66) tem o objetivo de aliviar o caixa dos municípios ao estabelecer limites para o pagamento de precatórios (dívidas judiciais) e abrir um novo prazo para o parcelamento de dívidas previdenciárias.
A ideia é garantir mais sustentabilidade fiscal, principalmente por conta do envelhecimento da população e do aumento dos gastos com aposentadorias.
Topázio também criticou o que considera uma centralização excessiva dos recursos por parte do governo federal. “Todo mundo fala que é municipalista, mas quando você vê na prática as ações do governo federal, muitas vezes isso não transparece. Cada vez mais tenta centralizar os recursos, e os municípios ficam tendo que passar de órgão em órgão para pedir apoio”, disse.
Topázio manda recado a Lula – Vídeo: Luiz Rodrigues/NDTV
O prefeito contou ainda que teve uma reunião com a bancada parlamentar de Santa Catarina, onde apresentou pautas como a PEC 66, emendas parlamentares e ações voltadas para o atendimento da população em situação de rua no estado.
O que é a Marcha dos Prefeitos?
A XXVI Marcha dos Prefeitos, promovida pela CNM, acontece de 19 a 22 de maio, no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília. Reconhecido como o maior evento municipalista da América Latina, o encontro reúne milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores públicos para debater pautas prioritárias e fortalecer o pacto federativo.
Marcha dos Prefeitos, em Brasília – Foto: Reprodução/ND
Durante o evento, o MGI participa com estande institucional, palestras técnicas e atendimento especializado. Gestoras e gestores também podem contar com suporte direto no espaço exclusivo de atendimento no Bloco K da Esplanada dos Ministérios.
*Com a colaboração de Danila Bernardes