Fala de vereador sobre bebês reborn repercutiu nas redes sociais – Foto: Reprodução/Redes Sociais/Valter Campanato/Agência Brasil/ND
“Coisa do diabo”. Foi assim que o vereador de Criciúma, Marquinhos Machado (MDB), definiu os bebês reborn, conhecidos como bonecos hiper-realistas, durante o horário político da Casa Legislativa, na noite de segunda-feira (19).
“Estão fazendo parto de boneca e nós estamos achando isso normal”, pontuou durante a fala. “O que eu vou falar aqui é coisa de maluco. Ma-lu-co. Três sílabas. Essa situação de bebê reborn, bebê não sei o que, é coisa do diabo”, acrescentou.
O vereador foi incisivo ao criticar quem adota os bebês reborn. “Tem cidadão querendo levar boneca no posto de saúde. Tem cidadão querendo fazer batizado na praça. A gente não pode mais ter vergonha de falar o que é certo e o que é errado”, acrescentou.
Ao ND Mais, o vereador disse que a fala sobre os bebês reborn, postada nas redes sociais pelo próprio parlamentar, causou diversas reações. “Alguns comentários chegaram a dizer pra mim tirar a culpa do diabo, por exemplo, pra ele ficar fora disso porque isso é coisa de maluco realmente”, comentou.
O comentário de Machado repercutiu. “A gente percebe que algumas pessoas acham que a fala é um pouco exagerada, mas a grande maioria apoia porque se percebe que a sociedade vive uma histeria”, acrescentou. “É o fim da picada”, disse um usuário do Instagram no vídeo do vereador.
Machado comentou, ainda, que, a princípio, não pretende propor projetos de lei para “o óbvio”. “Acho que o prefeito João Rodrigues, em Chapecó, teve a melhor medida: internação compulsória para quem chegar com uma boneca num posto de saúde e pedir atendimento”, complementou.
“Eu acho um absurdo envolver o Poder Legislativo para proibir o óbvio. O servidor público que se deparar com uma situação dessa, ele precisa ter voz, inclusive, para chamar uma internação ou a polícia, porque não tem cabimento”, finalizou Machado.
Confira a fala do vereador na íntegra
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por MARCOS MACHADO (Marquinho) Vereador em Criciúma (2025/28) (@omarcosmachado)
Por que o nome “bebês reborn”?
O nome “Reborn” (“renascido”, em português) tem origem em uma técnica de transformar bonecas de vinil em algo mais real, impressionante e autêntico, com ferramentas e técnicas de maquiagem ou pintura.
Bebês reborn podem ser hiper-realistas – Foto: Divulgação/Amazon/ND
Essa ideia de “boneca recém-nascida” veio dos Estados Unidos, na década de 1990, quando alguns artistas e também colecionadores começaram a modificar bonecas de vinil para ter resultados mais realistas, que impressionassem pelos detalhes.
Essa técnica ganhou fama, ficou popular e se espalhou para outros lugares, como o Brasil. Atualmente, existem centenas de marcas que fabricam e também milhares de fãs desse tipo de boneca.