Mais de 10 mil eleitores podem ter o título cancelado em Blumenau

Título de eleitor cancelado pode impedir cidadão de série de direitos – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/ND
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 10 mil títulos eleitorais deverão ser cancelados em Blumenau. Em Santa Catarina, cerca de 190 mil eleitores podem ser afetados, já no Brasil, mais de 5 milhões podem ter o documento cancelado.
Em Blumenau, onde mais de 260 mil pessoas estão aptas a votar, 10.943 candidatos estão sujeitos ao cancelamento. A maioria dos faltosos — cerca de 56% — é do sexo masculino, com predominância na faixa etária de 25 a 29 anos.

Regularização do título eleitoral
O prazo para regularizar a situação eleitoral se encerrou na última segunda (19). No entanto, esses candidatos têm ainda uma última oportunidade de evitar o cancelamento, podendo apresentar um recurso presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do serviço de autoatendimento disponível no site do TSE.
Prazo para regularização encerrou na última segunda (19) – Foto: TSE/Divulgação/ND
A decisão final sobre o cancelamento caberá ao julgamento eleitoral, que avaliará a documentação apresentada. O TSE alerta que não há notificação individual, sendo responsabilidade do eleitor verificar sua situação no portal da Justiça Eleitoral.
A partir de 30 de maio, os documentos não regularizados serão efetivamente cancelados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.