Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional na Terra Indígena Ituna-Itatá, no sudoeste paraense. Operação já flagrou área de invasão na Terra Indígena Ituna-Itatá, no Pará.
Reprodução / MPF
O ministro Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública da Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, no sudoeste do Pará, uma das mais desmatadas do Brasil.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta semana, aponta que os agentes deverão ficar no território por 90 dias, com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígena (Funai), órgão que realizou o pedido. A TI está localizada nos municípios Altamira e Senador José Porfírio.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
Segundo a publicação, a Força Nacional vai atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e à garantia do bem-estar das pessoas e do patrimônio da área, afetada pela ação de garimpeiros ilegais e pela criação ilegal de gado.
Agentes da Força Nacional.
Divulgação / MJSP
A Funai, de acordo com o DOU, deverá oferecer a infraestrutura necessária à Força Nacional, que disponibilizará um contingente definido pela própria diretoria, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo MJSP.
Além disso, a decisão comunica que a equipe irá trabalhar em articulação com os órgãos de segurança pública do estado do Pará.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Lewandowski autoriza uso da Força Nacional por 90 dias em Terra Indígena no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.