Programação marca o Dia de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aldeia Cabana, em Belém.
Agência Belém
A Aldeia Amazônia David Miguel, em Belém, será o local de uma ação cidadã da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SECDH) neste sábado (18) – Dia de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A programação oferece serviços a partir das 8h30 entre eles: emissão de RG, cadastro e atualização do CadÚnico, orientação jurídica, orientação psicossocial e vacinação contra HPV, Febre Amarela, Meningocócica, Tríplice Viral, Difteria e Tétano.
A ação também contará com espaço para crianças e a palestra “A luta por Direitos Humanos e o desafio de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, ministrada pelo assistente social Me. Heráclito Santa Brígida.
Serviço
Ação Cidadã do Dia de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 18 de maio (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Aldeia Amazônica David Miguel
Sobre a secretaria
A SECDH foi criada em 2021 como secretaria extraordinária, ligada ao gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), e, em janeiro deste ano de 2024, foi oficializada como secretaria municipal.
A secretaria tem objetivo de formular, articular, coordenar e monitorar a elaboração e implementação de Políticas Públicas de Direitos Humanos no município, voltadas para promoção da cidadania e da cultura de respeito e garantia dos Direitos Humanos, de forma transversal e interinstitucional, valorizando a diversidade com a participação da sociedade civil, visando o enfrentamento à violação dos direitos humanos.
A pasta oferece acolhimento, atendimento e orientação às vítimas de violações de direitos humanos de qualquer natureza: preconceito, discriminação, intolerância religiosa, desrespeito, abusos, maus tratos, negligência, exploração sexual de crianças e adolescentes, abandono e violências. O telefone de serviços, o Disque Direitos Humanos, é o (91) 98436-0474 (ligações e whatsapp).
Em 2023, a SECDH acompanhou 72 casos envolvendo 83 tipos de violações de direitos humanos, fez 95 atendimentos, 85 orientações e 49 encaminhamentos aos órgãos de justiça, às delegacias especializadas ou aos equipamentos da rede socioassistência.
A secretaria é responsável também pelo Programa Municipal de Educação em Direitos Humanos “Escolas de Cidadania”, com ações que contribuem para a construção de cultura de paz baseada no respeito entre as pessoas, nas relações humanizadas, na autonomia dos sujeitos, na valorização da diversidade de gênero, de origem, étnico-racial, corporal, religiosa, de orientação sexual, na organização da população para o exercício da cidadania ativa e promoção da dignidade humana.
Em 2023, o “Escolas de Cidadania” envolveu mais de duas mil pessoas da rede pública municipal de ensino nas ações de formação.
Aldeia Amazônica tem ação com emissão de documentos e serviços gratuitos no sábado, 18, em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.