Manifestantes cobram cumprimentos de acordos. Indígenas ocupam três prédios da prefeitura de Parauapebas
Indígenas da etnia Xikrin ocuparam na quinta-feira (16) três prédios da prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará.
A manifestação foi para cobrar o cumprimento de um acordo, firmado durante reunião na Câmara dos Vereadores na última terça-feira (14).
📲 Siga o canal do g1 Pará e receba notícias direto no WhatsApp
No encontro, o governo municipal se comprometeu em enviar maquinários para recuperar estradas de acesso às aldeias, o que, segundo os manifestantes, não ocorreu.
Os prédios ocupados foram o Departamento de Arrecadação, o Gabinete do Prefeito e o prédio onde funciona a Secretaria de Obras e o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).
O grupo cobra a recuperação de estradas, implantação de escolas indígenas e melhorias no atendimento à saúde nas aldeias.
A lista de reivindicações é extensa e, de acordo com os manifestantes, as ocupações ocorreram após quebra de acordo por parte da prefeitura municipal.
No encontro com a prefeitura ficou definido que maquinários seriam enviados na quarta-feira para dar início à recuperação de estradas que dão acesso às aldeias, o que não aconteceu.
Segundo a liderança do grupo, a pauta com os pontos reivindicados foi entregue à gestão municipal em 2023, mas não teve resposta.
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Protesto de indígenas ocupa três prédios da prefeitura de Parauapebas, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.