Poeta e compositor Veloso Dias será homenageado no 38º Festival da Canção Ouremense, no PA

Artista completaria 73 anos neste sábado (18). Ele foi imortalizado com composições como “Ex mai love” e “Meu coração é brega”. Veloso Dias.
Arquivo pessoal
Poeta e compositor, Veloso Dias, que completaria 73 anos neste sábado (18), será homenageado na 38ª edição do Festival da Canção Ouremense, tradição em Ourém, cidade do nordeste do Pará.
O artista morreu no dia 19 de dezembro de 2023, em decorrência de complicações renais, após ter sido internado em julho do mesmo ano.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Veloso Dias está imortalizado com composições como o sucesso nacional “Ex mai love”, trilha de abertura da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo e “Meu coração é brega”, cantada por Fafá de Belém.
Veloso Dias, compositor e poeta paraense
Divulgação
O compositor é natural de Ourém e foi uma das pessoas que contribuiu para criação do festival no município, que ficou conhecido em todo o estado. Este ano, o evento ocorrerá de 18 a 20 de julho.
“Ele sempre foi uma pessoa presente não apenas nos dias de festival, mas no processo de pensar na programação, na curadoria e em diversos outros momentos”, destacou Andrey Souza, coordenador do festival.
Veloso Dias, compositor de ‘Ex mai love’, foi o poeta do humor paraense
Esposa do artista, Rosa Maria do Espírito Santo contou sobre a paixão de Veloso pelo evento e pela música.
Veloso Dias e a esposa Rosa Maria.
Arquivo pessoal
“‘Ele era apaixonado pelo festival de Ourém, ele foi uma das pessoas que viu o festival nascer. Quando ele concorria eu providenciava torcida organizada. Era uma festa”, recordou a viúva. Sobre a homenagem, ela disse que a família se sente feliz e honrada.
“Estamos muito felizes. É merecido. Veloso Dias tinha muito orgulho do festival. Ele respirava música. Tanto que até no último dia dele no hospital ele estava com o violão “, completou Rosa.
Tradição e história
O Festival da Canção Ouremense é o maior e considerado pela organização o mais antigo festival de música do Pará. Em 1983, um grupo de compositores e intérpretes que juntamente com amantes da música local, inspirado nos grandes festivais nacionais, elaborou a primeira edição.
Dentre algumas das pessoas responsáveis pela elaboração da programação estavam: Donato Sarmento, Humbertinho, Fernando Piauí, Alderico Aires, Veloso Dias, Tomaz Ruffeil, Marcos Ruffeil, entre outros, que se disponibilizaram em contribuir à coordenação do projeto.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.