FOTOS: alunos ribeirinhos participam de cortejo fluvial no maior evento científico da América Latina, em Belém

Cortejo com mais de 200 crianças saiu de várias ilhas de Belém até o píer da orla da Universidade Federal do Pará (UFPA) para a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Cortejo de chegada de professores e estudantes das ilhas de Belém à UFPA.
Oswaldo Forte
Personagens do folclore amazônico, elementos de palhaçaria e muita música animaram a chegada de mais de 200 crianças ao píer da orla da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, para a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Ao todo, 216 estudantes ribeirinhos de escolas municipais de ilhas da cidade atravessaram o rio Guamá em 37 embarcações de várias cores e tamanhos na segunda-feira (8), para o primeiro dia de atividades do maior evento científico da América Larina.
Confira fotos do cortejo abaixo:
Os barcos se concentraram na ilha do Combu, localizada em frente à cidade de Belém e, por volta das 9h30, começaram a chegar à orla da UFPA.
À medida que as dezenas de barcos iam chegando, as crianças eram direcionadas para uma maloca para participar de uma agitada e emocionante roda de carimbó.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Após a apresentação de carimbó, os estudantes ribeirinhos saíram em cortejo para diversos pontos da SBPC, como SBPC Jovem, espaço “Infâncias Mairi na SBPC”, SBPC Cultural e o“Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”.
Mãe de três alunos e proprietária de uma das embarcações, Jaqueline da Costa Miranda, de 45 anos, diz que viver isso ficará na memória. “Estou curtindo. É uma experiência nova para mim”, disse.
Leia mais:
Maior evento científico da América Latina ocorre em Belém
Mais de 35 mil pessoas são esperadas para reunião da SBPC
O que é a reunião anual da SBPC?
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade da sociedade civil voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.
Desde 1949, a entidade realiza, ininterruptamente, reuniões com o objetivo de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento.
O encontro é gratuito e aberto a todos: cientistas, pesquisadores, estudantes, professores, representantes de sociedades científicas, autoridades, profissionais liberais, bem como qualquer visitante, morador ou cidadão interessado nas atividades apresentadas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.