Farid Madi (Pode) e Raphael Vitiello (PP) concorrem à Prefeitura de Guarujá (SP). Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL) disputam o cargo em Santos (SP). Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
O segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (27), entre 8h e 17h. Na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, duas das nove cidades ainda não decidiram o novo prefeito. Em Santos e Guarujá, 595.346 eleitores poderão usar aproximadamente 1,7 mil urnas para votar nos próximos representantes.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em Guarujá, 241.669 eleitores estão aptos para votar em uma das 692 urnas disponibilizadas em 63 locais de votação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade, 53% do eleitorado é feminino, ou seja, 127.693. Os homens representam 47% (113.822) dos eleitores.
Já Santos tem 353.677 eleitores aptos para votar em uma das 1069 urnas disponibilizadas em 121 locais de votação. Na cidade que concentra o maior número de mulheres proporcionalmente no Brasil, o eleitorado é composto por 195.360 (55%) mulheres. Os homens são 157.992 (45%).
As urnas eletrônicas foram preparadas nos cartórios eleitorais das regiões, sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos.
No total, são 6.865 mesários em Santos e Guarujá, que possuem 1.761 urnas. A maior parte dos equipamentos fica em Santos, que reúne o maior número de eleitores.
Dicas
Para exercer o direito à cidadania e garantir a votação, é necessário seguir algumas orientações, como levar documentos, respeitar os horários, não levar alguns objetos, entre outros. Confira:
Documentos: Para votar, o cidadão precisa comprovar a identidade com um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos (em papel ou no celular):
– E-Título (com foto);
-️ carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho;
– carteira nacional de habilitação.
Horário: As seções eleitorais funcionam das 8h às 17h, sempre pelo horário de Brasília.
Local: É possível consultar a seção de votação, no e-Título ou na internet, tendo como base as informações mais atualizadas.
Manifestação: A legislação eleitoral permite manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Votação: Na cabine, o eleitor digita primeiro o voto para vereador, com cinco dígitos. Na escolha para a Câmara Municipal, é possível o voto de legenda, ou seja, o voto no partido. Na sequência, é registrado o voto para prefeito, com dois dígitos.
Colinha: No momento da votação, a Justiça Eleitoral aceita, reconhece e estimula a chamada “colinha” – uma anotação, pessoal e individual, dos números dos candidatos em que o eleitor pretende votar.
Objetos proibidos: O eleitor não vai poder entrar na cabine de votação com o celular ou aparelhos eletrônicos. Eles devem ficar em um local específico, indicado pela equipe de votação, desligados.
O cidadão também não poderá portar armas nos locais de votação.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos