Português no Enem: veja dicas para ganhar tempo na hora de responder a prova


Segundo o professor Hélcio Aguiar, as 45 questões de Linguagens e Códigos no Enem são distribuídas sempre em 32 páginas, ou seja, todos os anos ela tem o mesmo tamanho. Isso é um requisito técnico do MEC que pode ajudar os alunos a se preparem para a resolução da prova. Ingresso Universitário: professor de português dá dicas para o Enem 2024
Falta uma semana para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e a dica valiosa desta segunda-feira (28) do Ingresso Universitário é sobre Linguagem, com o professor Hélcio Aguiar. Ele explicou como otimizar o tempo para as resoluções das questões da disciplina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Qual é o grande medo do aluno? Não conseguir tempo suficiente para resolver a prova de Linguagem já que ela é extremamente extensa. A dica é: todos os anos ela tem a mesma quantidade de páginas, 32, para a Linguagem é reservada entre as páginas 18 e 20. Lógico que quanto maior o número de imagens, menor ou maior será também a sensação de que a prova foi mais curta”, explica.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em 2023, o Enem teve 4 imagens na disciplina de Linguagem. Por isso a sensação de que a prova foi mais extensa. Conforme o professor Hélcio, a dica de entender a estrutura da prova ajuda o aluno a ganhar tempo para dinamizar a resolução da questão.
Isso porque é possível realizar simulados ou responder as provas anteriores por completo para se programar conforme a extensão do exame.
Estrutura
Na prova de Linguagem, a Matriz de Referência do Enem funciona como um modo de fazer com que a estrutura da avaliação se mantenha no padrão estabelecido por essas orientações descritas no edital, possibilitando que, nas diferentes edições, o conteúdo seja parecido.
A matriz do Enem para esse conjunto de questões analisa nove competências da área e, para cada uma delas, três a quatro habilidades. Na Competência 07, Habilidade 22 a matriz diz:
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;
H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
“Sabendo disso, na hora que vocês virem dois textos o primeiro passo é observar se o primeiro depende do segundo ou o segundo depende do primeiro. O que é que eu quero dizer com isso: se o 2º só existe por causa do 1º ou se o 1º só existe por causa do 2º”, afirma o professor Hélcio.
Segundo o professor, a resolução da questão fica mais fácil se o candidato entender o dialogismo que a Competência 07, H22 pede na interpretação e classificação dos textos. Ele apresenta três possibilidades de diálogo entres os textos, são elas:
Se houver relação de dependência entres os dois textos, você vai chamar de intertextualidade. Se ao olhar para estrutura e parte dela ser semelhante ou idêntica, esse dialogismo será explícito, e via de regra quando é explícito, é paródia e vem gerar humor ou uma crítica. Se mantiver só o conteúdo e mudar a estrutura, é um dialogismo implícito chamado de paráfrase.
Quando os dois textos não se relacionam, é a chamada interdiscursividade. Quando colocado um gênero do lado do outro e a intenção é complementar, somar e expandir a informação central, significa manutenção do eixo temático. Lembrar também que eles os textos podem não só convergir, mas divergir.
Se os dois textos na verdade são um só o nome que se dá é intergenericidade. Não serão dois texto, mas somente um texto. Ao ler nota-se que existem duas estruturas de gêneros dialogando em apenas uma estrutura textual. O nome desse fenômeno é intergenericidade. Que também pode ser gênero híbrido, intergenericidade ou inter-relação entre gêneros distintos.
Português no Enem: professor da dicas da estrutura de questões para otimizar tempo de resolução da prova
Divulgação
Cronograma do Enem 2024
Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.